Na última terça-feira (28/10) representantes do Plano Juventude Viva do Governo Federal e Estadual estiveram em Volta Redonda para traçar as ações para a construção do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra. Eles foram recebidos pela Coordenadoria Municipal de Juventude (CJU), Secretaria de Ação Comunitária (SMAC) e pelo prefeito Antônio Francisco Neto.
Nesta primeira visita, Janaína Oliveira, articuladora nacional do Plano e Adrielle Saldanha, gestora do plano no Governo do Estado, solicitaram ao prefeito a indicação de representantes das Secretarias do Governo para comporem o Comitê Gestor Municipal do Juventude Viva. O objetivo deste comitê é identificar as ações de cada secretaria voltadas para a juventude e garantir que essas estejam ao alcance da juventude negra e sendo difundidas também nos bairros mais afastados. A sociedade civil e os conselhos municipais também têm cadeiras no comitê.
“O primeiro passo é assumirmos que a sociedade é racista, para que assim tracemos metas para que deixemos de ser”, explicou Janaína Oliveira, enfatizando que não é suficiente garantir que esses programas estejam sendo aplicados pelo recorte social, o recorte racial também deve ser feito, pois o jovem negro acaba tendo mais dificuldade em conseguir emprego, em permanecer na escola e em tantos outros aspectos de sua vida social e profissional. Janaína deu ainda uma orientação prática: “É preciso realizar campanhas específicas para esses jovens, para que eles preencham as vagas ociosas dos programas já implantados e que sejam prioridade de ingresso nos projetos que estão por vir”.
A assessora da CJU, Fabiana Longo e os representantes dos conselhos Estadual e Municipal de Juventude, Arthur Barcelos e Paulo Victor Bento participaram com Janaína e Adrielle nas reuniões do dia. Eles são os primeiros membros indicados para comporem o Conselho Gestor. “Com o Conselho Gestor funcionando, haverá uma rede entre as secretarias, que poderão elaborar projetos em conjunto, fazer o intercâmbio de informações entre os já existentes, potencializando assim as Políticas Publicas para a juventude no município, além de garantir a participação da sociedade civil neste processo”, avaliou Adrielle Saldanha.
O prefeito Neto colocou a estrutura da administração municipal à disposição dos representantes, que precisam fazer um recorte no público atendido pelo projeto. Neto salientou ainda que vários projetos voltados para os jovens são realizados em parceria com o Governo Federal no município. "Temos o Segundo Tempo, o Pronatec, e vários outros projetos voltados para o público jovem. O Projovem Urbano, por exemplo, tem estrutura de transporte, lanche e creche para as mães que participam do programa. Essa parceria é muito importante, e vocês podem contar com o nosso apoio", afirmou. Neto já solicitou ao secretariado que listassem seus projetos para a juventude e indicassem seus representante no Conselho Gestor, para que essas informações chegue à Brasília ainda esta semana.
Com os representantes do Governo Municipal empossados, as representantes do Plano retornarão a Volta Redonda para a realização de um seminário intersetorial sobre as diretrizes e temáticas do Juventude Viva e para convocarem a Sociedade Civil para a composição do Comitê Gestor, com a ajuda da CJU.