Advertisement

Coletivo Coca-Cola abre inscrições para novas turmas em Volta Redonda

Conhecido como Coletivo Coca-Cola, o projeto social que oferece cursos de formação no setor de varejo e logística e encaminha alunos para processos de seleção no mercado de trabalho, mais uma vez iniciou as  inscrições para jovens interessados em enfrentar novos desafios e que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho.
De acordo com Matheus Brum, educador social e responsável pelo projeto coletivo no bairro Santo Agostinho, o projeto, que é uma plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil, iniciou suas atividades no bairro em 2012, e há uma semana abriu novas vagas para o quarto ciclo do curso de formação na área de varejo, através do Coletivo Varejo, em Volta Redonda. As inscrições para o primeiro ciclo na área de logística e produção também já iniciaram, através do Coletivo Logística e Produção.
No caso do curso direcionado para a comunidade do Santo Agostinho, as inscrições se iniciaram no início da semana e poderão ser feitas até 31 de outubro, onde os cursos serão realizados no Instituto Dagaz/ Associação Moradores Volta Grande 3, localizado na Rua Sargento Paulo Moreira, nº 248.
Segundo o educador social, para se inscrever no curso de Mercado de Varejo, é preciso ter entre 15 e 25 anos e a partir de 18 anos para Logística e Produção, além de ter concluído ou estar cursando o ensino médio.
- As aulas, que são todas gratuitas, atraem em torno de 90 a 100 alunos por ciclo, de um total de quatro ciclos realizados por ano. E apesar de não dar garantia de aproveitamento no mercado de trabalho, temos uma meta de empregar em torno de 30% dos alunos. Eu, por exemplo, já fui aluno do coletivo onde me formei ano passado no ciclo 2, realizado em maio através do curso de varejo e agora sou um educador social - explicou.
Matheus vê esses dois cursos como uma oportunidade de emprego para os jovens, no caso do curso de mercado de varejo, o Coletivo Varejo capacita jovens em comunidades urbanas de baixa renda para emprego na área de varejo e encaminha para processos seletivos de grandes redes varejistas e também para o Sistema Coca-Cola Brasil. No curso o aluno aprende a como se comportar em uma entrevista, como montar um currículo, isso sem contar os conhecimentos que ele adquire sobre o mercado de varejo, por este motivo ele geralmente é mais indicado para jovens que procuram o primeiro emprego, enquanto o curso de logística é indicado para pessoas mais velhas, preparando estes alunos em temas imprescindíveis para fábricas como as da Coca-Cola: produção, armazenagem, estocagem, manuseio, segurança, e capacita e encaminha os melhores alunos para processos seletivos em grandes empresas, inclusive para as fábricas do Sistema Coca-Cola Brasil.
- Já a partir deste ciclo em diante, o nosso foco será logística, por este motivo iniciaremos as aulas em 27 de outubro com três turmas de logística para uma turma de varejo. A nossa expectativa é reunir um bom número de alunos neste primeiro ciclo de logística, que por enquanto já temos mais de 180 pré-inscritos, por esse motivo pretendemos montar 120 alunos por cada ciclo de curso - conclui.
Transformação

Segundo Matheus, o Coletivo é a plataforma de valor compartilhado da Coca-Cola Brasil e tem como objetivo transformar a vida de milhares de pessoas por meio de toda a cadeia de valor da empresa. Desde 2009, o Coletivo promove oportunidades econômicas nas comunidades de baixa renda, em parceria com instituições locais, oferecendo treinamento técnico, valorização da autoestima e acesso ao mercado.http://diariodovale.com.br/noticias/4,96210,Coletivo-Coca-Cola-abre-inscricoes--para-novas-turmas-em-Volta-Redonda.html#axzz3GgGLyeOX