O Dia do Capoeirista foi celebrado neste domingo (03), no entanto, em Barra Mansa, as comemorações pela data serão estendidas durante toda a semana. Pela oitava vez o grupo Abadá Capoeira irá promover a "Semana da Capoeira" em um evento que será realizado até sexta-feira durante todo o dia na Gare da Estação, no Centro. No próximo mês o grupo completa 20 anos de atividades em Barra Mansa e de acordo com o professor Luís Carlos Rocha, o mestre Pretinho, muitas conquistas foram alcançadas ao longo deste ano como, por exemplo, o respeito e o reconhecimento da capoeira pela sociedade.
Durante a Semana da Capoeira, cujo tema será "África", serão realizadas apresentações de capoeira, palestras sobre a origem da prática e a prevenção às drogas. Também haverá depoimentos de diretoras de escolas particulares sobre o bem que a atividade vem promovendo em seus alunos, e ações de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.
- No final do dia ainda iremos fazer sorteios de brindes como, por exemplo, camisas, CDs e berimbaus. O objetivo é chamar a atenção das pessoas sobre a importância e o bem estar que a capoeira oferece a quem a pratica. É fazer os barramansenses enxergarem a capoeira e chamar atenção das autoridades municipais para que este evento seja incluído no calendário oficial do município - ressaltou o mestre, ao informar que hoje o grupo Abadá possui 1,3 mil alunos e aproximadamente 14 professores.
A entidade é mantida através de parcerias, projetos sociais e de aulas aplicadas em escolas particulares, no entanto, busca parcerias junto aos governos municipal, estadual e federal para que possa retomar as aulas que eram ministradas na rede pública de ensino. De acordo com mestre Pretinho, hoje o grupo faz um serviço social atendendo 30 comunidades carentes, com aulas para crianças e adolescentes.
- A capoeira precisa chegar também aos alunos da rede pública, no entanto, para isso, precisamos de parceria e incentivos. Nossos professores se doam aplicando aulas gratuitas nas comunidades, mas se tivéssemos alguma subvenção para nos ajudar, seria possível atender um número maior de alunos - explica o professor ao ressaltar que além de ser uma ótima atividade física, a capoeira contribui com a qualidade de vida de seus adeptos uma vez que, além de melhorar o condicionamento físico, também melhora as funções respiratórias e cardiovasculares.
De Barra Mansa para o mundo
Um dos grandes projetos do grupo Abadá Capoeira é uma parceria firmada com a França, através do qual há 12 anos a entidade promove um intercâmbio entre os alunos de lá com os de Barra Mansa. Recentemente, no período da Copa do Mundo, um grupo de franceses esteve visitando o município por quinze dias. Agora, o professor já se prepara para levar um grupo de doze alunos daqui para conhecer o país onde, assim como em outros, a atividade é muito valorizada.
- Quando nós vamos para outros países a tentação em ficar é muito grande, porque lá somos muito valorizados. Neste ano eu já estive divulgando a capoeira no México, na França e Nova York. E ainda vou para a África do Sul e para uma ilha nos Estados Unidos. Nosso grupo também forma alunos para darem aulas em outros países e inclusive, em breve um irá para o Marrocos e outro para a França - disse Pretinho, ao informar que o Abadá ganhou diversos instrumentos de percussão dos alunos franceses.
Outro grande orgulho para o grupo, conforme destaca o mestre, são as inúmeras realizações de campanhas nos sinais de trânsito da cidade. Só neste ano o Abadá participou de ações de prevenção à dengue, de incentivo a doação de sangue, de agasalhos e a considerada a mais gratificante de todas: a de arrecadação de fraldas geriátricas para serem distribuídas em asilos.
- Neste dia eu quero agradecer a todos os capoeiristas mais antigos que lutaram para que pudéssemos chegar onde estamos. Tenho muito orgulho de todos esses projetos e ações sociais que realizamos. Vamos continuar lutando capoeira e todos estão convidados para conhecer nossa história e nossa cultura na ‘Semana da Capoeira'. Vai ser uma grande oportunidade de continuarmos difundido nossas atividades - destacou Pretinho, que pratica capoeira há 35 anos e já viajou por 18 países.http://www.diariodovale.com.br/noticias/0,93063,Semana-de-atividades-marca-o-Dia-do-Capoeirista-em-Barra-Mansa.html#axzz39M3MHqod