PARATY
Estão abertas as inscrições do Concurso Paraty Eco Festival, artesãos moradores da cidade podem inscrever peças produzidas em crochê, bordado ou patchwork, sob o tema Mar de Paraty, seus peixes, seus barcos. No ano passado foi realizado o concurso Máscaras Bordadas, em que cada bordadeira fez uma peça inspirada numa das máscaras de nossos mestres.
Para este ano, as possibilidades técnicas foram amplaidas, aceitando peças bordadas, de crochê ou em patchwork. Cada participante pode concorrer com até três peças de cada técnica, podendo optar, porém, por apenas uma delas. As inscrições devem ser feitas no Centro de Capacitação Colibri, na Patitiba, onde será entregue o regulamento com todas as condições da participação e da premiação detalhadas.
Uma equipe de profissionais especializados fará seleção prévia e as peças ficarão expostas durante o Paraty Eco Festival, realizado de 16 a 19 de outubro. Na ocasião, haverá júri popular, em que qualquer visitante poderá votar nas peças. A premiação final será definida a partir desta avaliação pública.
As inscrições terminam no dia 16 de junho e podem ser feitas no sitehttp://paratyecofashion.com.br/2012/inscricao_mostra_2014/.Serão levados em conta a qualidade técnica e de material, a autenticidade (ou seja, a expressão da identidade cultural de Paraty e região) e também a inovação e a criatividade. O tema proposto para este ano resume ícones culturais da cidade: o mar, os barquinhos tradicionais, os peixes.
A realização de concursos de artesanato permite não apenas estimular a produção, como também realizar um mapeamento do artesanato local, gerando dados utilizados no estudo e no planejamento de futuras ações de apoio, capacitação, estímulo e valorização.
O evento acontece entre os dias 16 a 19 de outubro.
O Paraty Eco festival tem a proposta de fortalecer e destacar as comunidades tradicionais Caiçara, Indígena e Quilombola, em especial de Paraty, enfatizando os seguintes pontos: Valorizar as tradições, manifestações culturais e produção artesanal; Revitalizar práticas de produção e de valorização de formas de viver tradicionais; Criar estratégias para envolver integralmente a comunidade, valorizando a cultura na promoção da autoestima do grupo, na participação do projeto e na conscientização sobre a sustentabilidade das atividades artesanais; Incentivar o desenvolvimento de atividades no ambiente natural e para a vivência das culturas tradicionais.https://www.facebook.com/jornalavozdacidade?fref=ts