Advertisement

Bairro Nossa Senhora das Graças recebe o projeto ‘OAB Cidadã’

‘Decidimos lançar esse projeto com a finalidade de ver de perto o que as comunidades necessitam’Os moradores do bairro Nossa Senhora das Graças foram os beneficiados neste último sábado com mais uma edição do projeto "OAB Cidadã". O evento, que foi realizado na praça ao lado do Colégio Estadual Guanabara, está em sua quinta edição e contou com a presença do presidente da 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-VR), Alex Martins, idealizador do projeto. Além do presidente, também estiveram no local a secretária geral da OAB, Solange Oliveira de Menezes, a advogada Elizabeti Vidal Mota, e alguns membros da comissão Ambiental Sul, do MEP (Movimento Ética na Política), e ainda o presidente da associação de moradores, Walmir Batista, e diversos moradores do bairro.
De acordo com o advogado Alex Martins, ao longo dessas visitas pelos bairros, desde que o projeto foi lançado em Três Poços, apesar de cada bairro apresentar uma realidade específica, as reivindicações dos moradores têm sido bem semelhantes.
- Tenho observado que as principais queixas são em relação ao transporte público, como no caso da qualidade dos ônibus e o valor das tarifas, mas também recebemos muitas reclamações sobre saneamento básico, saúde e educação. Percebo que a partir do momento que a população está conhecendo este projeto, o poder público está começando a despertar sobre a necessidade de a população ser atendida. Desde que iniciamos este projeto, um total de 18 ofícios já foram expedidos pela OAB, sendo que desses 18, já obtivemos a resposta de três, um da Polícia Militar, um do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Guarda Municipal. Por cada visita, a média é de seis a sete reivindicações dos moradores - disse Alex.
Segundo o presidente da OAB, no caso do bairro Nossa Senhora das Graças, as queixas foram sobre segurança pública e alteração do trânsito, onde foram ouvidos cerca de 10 moradores, além do presidente da associação de moradores do bairro. Alex lembra que a partir do momento que são recebidas as queixas e reclamações dos moradores e representantes de bairros no sábado, já na segunda-feira os ofícios são direcionados aos órgãos competentes juntamente com o protocolo para as associações.
- Acredito que em 30 ou 40 dias já tenhamos uma resposta, caso contrário, já fazemos um novo pedido com base no primeiro ofício. E apesar de a ideia desse projeto ter surgido dentro da OAB, estamos tendo um apoio muito grande do MEP e da Comissão Ambiental nessa ação. Esse projeto é pioneiro na região e espero que sirva de incentivo para outras cidades - falou.     
Segundo o idealizador do projeto, o principal objetivo é levar cidadania e respeito à população da cidade, além de defender a valorização do advogado na sociedade, mostrando à população o que é a OAB e suas atribuições.
- Decidimos lançar esse projeto com a finalidade de ver de perto o que as comunidades necessitam e se os serviços de competência dos órgãos públicos estão atendendo aos necessitados. Queremos servir todos os cidadãos e vamos ouvir a população e tentar buscar solução para os casos - destacou o presidente, esclarecendo que só não fazem atendimentos individuais.
O presidente da associação do bairro Nossa Senhora das Graças, Walmir Batista, disse que reclamou sobre o trânsito que, segundo ele, depois da mudança feita na ponte Pequetito Amorim, o fluxo de veículos aumentou nas Ruas 539 A e 535, aumentando o volume de carros, acidentes e atropelamentos.
- Por esse motivo estamos sugerindo a colocação de redutores de velocidade nestas ruas. A outra reivindicação dos moradores é em relação ao policiamento no bairro, que em minha opinião, está precário. Com relação ao projeto OAB Cidadã, achei muito bom, pois estamos precisando de um canal para chegar junto às autoridades públicas, hoje chegamos a apresentar cinco reivindicações e espero que sejamos atendidos - disse confiante.
 

O presidente da OAB disse que o próximo bairro visitado pelo projeto OAB Cidadã será o Santo Agostinho, no dia 21 de junho. Caso alguma associação de moradores esteja interessada em receber o projeto é só ligar para a OAB: (24) 3347-4466 ou 3347-5492 e agendar a visita do projeto.  
 http://diariodovale.com.br/noticias/4,91038,Bairro-Nossa-Senhora-das-Gracas--recebe-o-projeto-%E2%80%98OAB-Cidada%E2%80%99.html#ixzz34nnuw2LW