Advertisement

Sicomércios de BM e VR realizam palestra e curso sobre eSocial

Os Sicomércios de Barra Mansa e de Volta Redonda, com o apoio da Fecomércio-RJ, realizam no próximo dia 30 de maio, uma palestra seguida de curso sobre o eSocial. O objetivo do evento, que acontecerá no auditório do sindicato de Volta Redonda, das 8h3
0 às 17h, e é gratuito, é esclarecer o que é o eSocial, sua abrangência para as empresas e o porque precisam se adequar. O curso abordará temas como legislação trabalhista, legislação fiscal, retenções tributárias, cadastros, entre outras rotinas operacionais desse novo sistema de informações.

“Desenvolvido em conjunto pela Caixa Econômica Federal, INSS, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, o eSocial é uma complexa sistemática que unificará o envio, pelas empresas, das informações trabalhistas e previdenciárias de seus colaboradores para o governo federal. Os objetivos são viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas; simplificar o cumprimento de obrigações; e aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais”, explicou o administrador de empresas Roberto Dias Duarte, que ministrará a palestra e o curso.

O eSocial será obrigatório para todos os empregadores, inclusive o doméstico, a empresa e a eles equiparados em legislação específica; e o segurado especial inclusive em relação a trabalhadores que lhe prestem serviço. “O governo já anunciou que os prazos serão alterados. Daqui a algumas semanas serão divulgados os manuais de orientação e de especificação técnica dos arquivos para o envio das informações trabalhistas das empresas para o governo. Com isso, as empresas deverão iniciar os envios somente a partir de 2015, já que a previsão é que isso só ocorra seis meses após a disponibilização do ambiente de testes”, informou Roberto.

Segundo ele, é importante que as lideranças empresariais se comprometam com as adequações. “Porque essas lideranças devem ajudar a incentivar as empresas a ajustar-se a essa nova realidade, pois não terá volta. Afinal, o ambiente de negócios precisava mesmo de algo com o eSocial, uma vez que ele diminuirá sensivelmente o chamado ‘jeitinho brasileiro’ nas relações patrões e empregados.

Procedimentos como dar férias ao trabalhador em determinado período e comunicar ao governo um período diferente. Agora, tudo será feito em tempo real. Inclusive, contratações só poderão ser efetivas quando forem realmente comunicadas”, explicou. Para minimizar os riscos, destacou Roberto, as empresa precisarão redobrar os cuidados para evitar o envio de informações incorretas, pois certamente gerarão conflito. “As empresas precisam investir em capacitação para os colaboradores, pois a complexidade do eSocial demanda que os profissionais contábeis estejam habilitados a lidar com ele no dia a dia e, é claro, fazer tudo dentro da lei, respeitando as determinações”, disse.

As inscrições para a palestra e o curso podem ser feitas nas sedes dos Sicomércio de Barra Mansa ou Volta Redonda. O sindicato de Barra Mansa fica na Rua José Maria da Cruz, nº 55, sala 204, no Centro; e o de Volta Redonda na Rua Bernardo Ferraz, nº 383, no Aterrado. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 3323-2790 ou 3347-1330.