Advertisement

Pesqusia sobre Segurança Pública

Quatro em cada cinco brasileiros estão preocupados com segurança, diz pesquisa

  • Brasil aparece na terceira posição no ranking de insegurança, atrás apenas de México e Malásia; índice foi de 67%, em 2013, para 81%
Um homem carrega um aparelho de TV durante saques a lojas no Grande Recife na quinta-feira Foto: Allan Torres/D.A Press
Um homem carrega um aparelho de TV durante saques a lojas no Grande Recife na quinta-feira Allan Torres/D.A Press
RIO - Os protestos que levaram milhões de pessoas às ruas em junho do ano passado, a crise econômica, a proximidade de grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas foram alguns dos fatores determinantes para um rápido aumento da percepção de insegurança entre os brasileiros. É o que mostra pesquisa Unisys Security Index de 2014, feita pela empresa Unisys em 12 países entre 10 e 22 de março deste ano e divulgada com exclusividade para O GLOBO. Os resultados apontam que 80% dos entrevistados estão seriamente preocupados com a segurança nacional, enquanto que, em 2013, esse índice era de 74%. O Brasil aparece na terceira posição no ranking de insegurança, atrás apenas de México e Malásia. Em apenas um ano, o nível de insegurança pulou de 173 para 187 pontos (a escala da pesquisa vai de 0 a 300, sendo 300 o grau máximo de preocupação com a segurança do país). A preocupação com a segurança pessoal também cresceu: foi de 67%, em 2013, para 81%.
O índice de segurança é medido em quatro áreas: Segurança nacional, relacionada à preocupação do país em questões como terrorismo e epidemias sanitárias; segurança financeira, que demonstra a preocupação das pessoas em quitar suas dívidas; segurança pessoal, o medo de roubo e uso indevido de documentos e dados, e também a segurança pessoal para os próximos 6 meses; e segurança na internet, que analisa itens como invasão de contas e recebimento de spams.
De um ano para o outro, o maior crescimento foi o do índice de segurança financeira, que subiu 22 pontos na escala.
— A conjuntura econômica influencia, 2013 foi um ano muito ruim em termos de desenvolvimento econômico, de risco financeiro, houve farta distribuição de crédito e a população se endividou. Essa conta está chegando agora - disse Marcelo Neves, diretor da área de segurança da Unisys para a América Latina.