Advertisement

MICInense participa da 12ª Semana Nacional dos Museus


Espaço oferece atividades lúdicas e visitas guiadas no salão de exposição

O MICInense (Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense) participa da 12ª Semana Nacional dos Museus, à convite do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), com o tema “Coleções criam conexões”. A semana, escolhida em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio, traz ao MICInense uma ação educativa, com atividades lúdicas no laboratório e visitas guiadas no salão de exposição. As atividades especiais no museu interativo vão até domingo, dia 18.

O objetivo do evento é aproximar os museus e a sociedade, para reflexão, discussão e troca de experiências. “Nossos alunos participam de várias atividades e interagem entre si, eles aprendem fazendo suas próprias experiências” declarou a secretária municipal de Educação, Lusia Melchiades, acrescentando ainda que o município saiu na frente, como no ano passado, ganhando várias bolsas de Iniciação Científica Júnior.

O MICInense - Funciona no Ciep 54 Municipalizado, no bairro Vila Maria. É resultado de um convênio entre a prefeitura de Barra Mansa e UFRJ – Campus Macaé. O espaço oferece divulgação científica, formação continuada de professores e o estudo geral de ciências para estudantes das redes pública e privada de ensino, por meio de objetos que demonstram de forma interativa os feitos de projetos científicos.
Dividido em dois ambientes: um laboratório multidisciplinar e um salão permanente, com visitas guiadas mediante agendamento. O salão traz exposições e experiências sobre física, energia, fisiologia animal, biologia marinha e outros assuntos. O laboratório é equipado com instrumentos e ferramentas para o estudo das ciências químicas, físicas e biológicas.

Para agendar uma visita ao MICInense é necessário enviar um e-mail para micinense@gmail.com .