Advertisement

CEJA – ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS


Uma oportunidade de voltar a estudar
Completar o ensino básico (fundamental e médio) com qualidade e no tempo de cada um é uma oportunidade que jovens e adultos fora da idade escolar encontram nos Centros de Estudos de Jovens e Adultos (CEJAs), que somam mais de 60 unidades na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. (aces
se polos em toda região do estado: http://cederj.edu.br/ceja/unidades/)
Durante muito tempo, foram conhecidos como CES (Centros de Estudos Supletivos) e há dois anos estão sob administração da Fundação CECIERJ (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) compartilhada com a SEEDUC (Educação).
O presidente da Fundação Cecierj, Carlos Eduardo Bielschowsky, comenta que com um atendimento individual personalizado realizado por um corpo docente motivado, o Ceja vem dando contribuição a uma parcela da população que, muitas vezes, já tinha abandonado o sonho de concluir o ensino fundamental e médio.
Segundo ele, o material didático é elaborado por técnicos da instituição, professores das universidades que compõe o consórcio Cederj e professores da SEEDUC.
“Procuramos dar ênfase à leitura e interpretação de textos, a um aprendizado da matemática contextualizado, ao estudo de ciências sociais visando desenvolver capacidade critica para o exercício da cidadania e a outros elementos que ajudem o aluno em sua vida cotidiana”, afirma.
Além disso, destaca Bielschowsky, o ambiente virtual de aprendizagem agrega outras competências importantes nesta atual era da tecnologia da informação.
Como funcionam os CEJAs?
Não existem aulas regulares como nas escolas tradicionais. O material didático é oferecido gratuitamente na escola em sistema de empréstimo. O aluno estuda a seu tempo, se dirige ao polo para um atendimento individual e para fazer as provas ao sentir-se seguro. 
Para o ensino médio, o estudante conta ainda com atendimento do professor em um ambiente virtual de aprendizagem, conhecido como CEJA Virtual, em que ele encontra também vídeos, simuladores e outros elementos que o ajudam a aprender. Em breve, esta novidade também será estendida ao ensino fundamental.
O segundo segmento do ensino fundamental (6º ao 9º ano) é voltado àqueles que têm pelo menos 15 anos de idade e concluíram o primeiro segmento (1º ao 5º ano). Já o ensino médio é destinado a quem possui no mínimo 18 anos e cursou todo o Ensino Fundamental.
Para saber mais e matricular-se, acesse:
http://cederj.edu.br/ceja/