Advertisement

Abertura Oficial do NUFAC Volta Redonda –

Núcleo de Formação de Agentes da Cultura da Juventude Negra

Na próxima quinta-feira, 29 de maio o Amigos na Cultura em parceria com a Fundação Cultural Palmares e Ministério da Cultura inicia oficialmente os trabalhos do NUFAC – Núcleo de Formação de Agentes de Cultura da Juventude Negra em Volta Redonda. O edital conquistado pelo AAA visa integrar e oportunizar a jovens afrodescendentes de 15 a 29 anos, com programas, ações culturais e qualificação para o mercado de trabalho, a restauração de sua identidade e potencial, ajudando-os a enxergar e garantir seus direitos enquanto cidadãos.
Os bairros selecionados para ministração dos cursos do NUFAC foram São Carlos, Siderlândia e Vila Brasília. Cada um deles, com vagas para 40 jovens, terão cursos profissionalizantes – certificados pela UBM – de Editoração Eletrônica, Desenho de Moda ou Edição de Vídeo e de História da África ministrados nos CRAS locais, além de uma bolsa de R$120,00 para cada aluno participante. Os cursos, que tem início dia 3 de junho e terão 10 meses de duração (até fevereiro de 2015), e foram anunciados desde o início do mês nos CRAS e algumas escolas das regiões selecionadas. As inscrições foram até o último dia 23 e mais de 140 jovens se interessaram.
Para início oficial dos trabalhos do NUFAC, foi planejada uma abertura especial com referências afro-brasileiras em desfile de moda, espetáculo teatral e música ao vivo. Além da equipe de trabalho do AAA, alguns alunos dos cursos já realizados em Barra Mansa ano passado, também participaram no planejamento. Os dois momentos destaques da noite são o desfile Negritude e Identidade, confeccionado por três agentes culturais e o espetáculo teatral Nos Passos da História, encenado pelos atores e agentes culturais da CIA de Artes Muribeca – que esteve em viagem à Dinamarca em 2013.
O Amigos na Cultura (AAA) é uma Organização Não Governamental que realiza projetos socioculturais na região Sul Fluminense visando contribuir com o desenvolvimento profissional, social e humano de jovens moradores das comunidades periféricas através de projeto socioculturais, em parceria com a iniciativa privada e o poder público nas três esferas governamentais. No projeto NUFAC, o AAA também conta com a parceria da Juventude Viva e Secretaria Municipal de Ação Comunitária.

SERVIÇO Abertura NUFAC
Data: 29 de maio de 2014, quinta-feira
Horário: 19 horas
Local: Teatro do Colégio João XXIII – Avenida Antônio de Almeida, nº 1023 – Retiro, Volta
Redonda/RJ
Entrada Franca 
Mais informações pelos telefones (24) 3343-4499 / 98150-2989 ou pelo email producao@amigosnacultura.org.br.