Advertisement

Estive em um Encontro com a Presidente Dilma Rousseff-LEIA



Nesta terça-feira, 15 de abril de 2014, ocorreu no município de São Gonçalo a formatura do PRONATEC-Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)- que tem como  objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.

Antes de começar a formatura, um grupo de estudantes do IFRJ foram recebidos pela Presidente da república Dilma Rousseff, que foram convidados dentro dos campis do IFRJ para poder conversar, debater e apresentar uma carta para  presidente. Logo que a presidenta chegou a mesma cumprimentou cada estudante presente e tirou uma foto com cada um. Os estudantes no encontro são estes:



Johnes Hebert Victal Evangelista – Estudante do Campus Volta Redonda

Paulo Victor Bento Honório – Conselheiro Discente do Conselho Superior do IFRJ

Angelo Hang Loos – Presidente do Grêmio de Estudantes do Campus Pinheiral

Lucileine da Silva Souza – Presidenta do Diretório Acadêmico Campus Volta Redonda

Irinéia de Souza Santos - Estudante do Campus Nilópollis

Após o Fotógrafo Oficial da presidência registrar o momento com os estudantes, a Presidente Dilma veio perguntando a opinião de cada um presente sobre o PRONATEC e as políticas voltadas a Educação Pública Brasileira.

Neste momento todos puderam expressar suas opiniões assim como pautar e pontuar propostas. 

Depois deste momento foi entregue uma carta construída em conjunto com estudantes abaixo. Juntos tentaram levar uma mensagem a Presidente. Abaixo uma carta escrita pelos seguintes estudantes. Em breve postamos as fotos, que o Fotógrafo Oficial vai nos encaminhar.

Leia a Integra da carta entregue a Presidente Dilma Rousseff

Nós, estudantes do IFRJ, acreditamos que o ensino técnico é fundamental para construção do Brasil, pois o mesmo é a principal porta de entrada para milhares de mulheres e homens no mundo do trabalho, o qual vem se tornando cada vez mais copetitivo e exigente.
O ensino técnico que o Brasil prescisa deve ser amplo dinâmico e integrador, acompanhando o avanço do seculo XXI e alinhado com as referências Sócioculturais de Cada Região.
Sabemos que o ensino técnico não foi valorizado como é hoje, passamos muitos anos sem avançar nesta modalidade de ensino e, hoje com o PRONATEC, essa realidade vem mudando a cara do ensino técnico no Brasil, oportunizando mulheres e homens a se tornarem trabalhadoras e trabalhadores cada vez mais qualificados.
Não podemos deixar de citar o quão importante e fundamental é a participação dos Institutos Federais nesse programa, fornecendo diversos cursos, em diversas áreas e capacitando milhões de brasileiras e brasileiros, e garantindo assim o fortalecimento do PRONATEC no Brasil.
Excelentíssima Senhora Pesidenta, pedimos por meio desta carta a continuidade e ampliação dos recursos para a manutenção e expansão do PRONATEC no país, transformando o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego em uma Politica Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego.

São Gonçalo, 15 de abril de 2014

Angelo Hang Loos – Presidente do Grêmio de Estudantes do Campus Pinheiral
 
Antônio Henrique Rabelo dos Santos – Diretor Executivo do Campus Arraial do Cabo
 
Edson Carlos Samuel Oliveira – Vice – Presidente do Grêmio de Estudantes Campus Nilópollis
 
Irinéia de Souza Santos -  Estudante do Campus Nilópollis
 
Johnes Hebert Victal Evangelista – Estudante do Campus Volta Redonda
 
Lucileine da Silva Souza – Presidenta do Diretório Acadêmico Campus Volta Redonda
 
Michelle de Oliveira Alves – Presidenta do Grêmio de Estudantes Campus Nilópollis
 
Rodrigo de Oliveira Gonçalves -  Estudante do Campus Engenheiro Paulo de Frontein
 
Vitória Florêncio Velloso – Diretora Executiva do Grêmio de Estudantes do Campus Maracanã
 
Paulo Victor Bento Honório – Conselheiro Discente do Conselho Superior do IFRJ