Por conta do grande número de servidores inativos e pensionistas que não realizaram o recadastramento dos seus benefícios, o Previbam (Fundo de Previdência Social de Barra Mansa) estabeleceu prazo de mais 30 dias para apresentação dos documentos exigidos. Segundo decreto municipal, os aposentados e pensionistas que não realizarem o recadastramento até o dia 30 de agosto poderão ter o pagamento do seu benefício suspenso.
“Os servidores devem considerar a importância do cadastro, uma vez que assegura ao aposentado e pensionista a estabilidade e a segurança do recebimento do seu beneficio mensalmente”, explicou o presidente do Fundo, Paulo César Alves. Segundo ele, a partir deste ano o Previbam está cumprindo a legislação federal que obriga o recadastramento anual de beneficiários de fundo de pensão. “A finalidade é realizar a prova de vida e atualizar os dados cadastrais. Desde 2007 esse recadastramento não era feito”, comentou.
Os aposentados e pensionistas que não têm condições de saúde e locomoção, devem entrar em contato com o Previbam para solicitar o recadastramento domiciliar. “Temos uma equipe que vai até a residência do beneficiário para verificar os documentos e fazer a prova de vida”, disse Paulo César. Ele informou que dos 2.840 beneficiários, cerca de 600 ainda não compareceram ao Fundo.
Para fazer o recadastramento é necessário apresentar originais e cópias do RG, CPF, comprovante de residência atualizado, último contracheque, certidão de casamento ou nascimento. “No caso de pensionistas que eram casados, ou viviam em união estável com servidor que veio a falecer, é interessante apresentar a certidão de casamento/nascimento atualizada. Isso porque o próximo passo para organizarmos o Previbam é realizar uma minuciosa revisão de todos os benefícios, incluindo os concedidos a título de pensão, e será cobrada a apresentação da certidão de casamento/nascimento atualizada. Assim, quem já fornecer tal documento agora, adiantará a exigência futura”, informou Paulo César.
O Previbam fica na Rua José Marcelino de Camargo, número 1.041, no Centro. O telefone para contato é o (24) 3323-0070