Por E-mail:
Mídias sociais têm sido utilizadas cada vez mais por empresas para divulgar serviços e produtos
As mídias sociais se tornaram uma ferramenta de marketing indispensável para a divulgação das empresas. Além de terem o poder de abrangência de público muito rápida, outro ponto que desperta o interesse dos empresários é o fato de serem gratuitas. Facebook, Youtube, Twitter, Instagram e Linkedin estão entre as mídias mais utilizadas, cada uma com um perfil de público e formas de interação diferentes. A escolha da mídia ideal para divulgar um produto depende do segmento da empresa e qual o público quer atingir.
“Seja nos celulares, tablets ou computadores tradicionais, hoje as pessoas passam a maior parte do tempo interagindo com as outras através das redes sociais. Portanto, estar bem posicionado nelas pode ser um fator determinante – e com um custo bem menor – para uma empresa se tornar conhecida, assim como seus produtos e serviços”, destacou Leonardo Aguiar, diretor de projetos de uma empresa de consultoria em marketing.
Segundo Leonardo, a estratégia é muito importante no meio virtual, pois existe sempre a chance de ocorrer o chamado efeito viral (quando um assunto se prolifera pela rede de forma instantânea e atinge muitas pessoas). “Assim, uma boa campanha pode trazer muitos benefícios a uma empresa, mas por outro lado uma campanha mal sucedida pode acarretar em danos irreparáveis à marca”, frisou.
Quem decidiu apostar nestas ferramentas foram os contadores Leandro Pereira, Lucas Cardoso e Marcos Alexandre Freitas, proprietários da Plural Contábil, em Resende. Eles, que já têm uma página no Facebook e um site onde divulgam os serviços da empresa, agora estão investindo no Youtube. “O mercado tem usado essa ferramenta há algum tempo para divulgar, além de produtos e serviços, suas missões e seus valores, embutidos em vídeos nos mais diversos formatos, como entrevistas, debates, monólogos, dicas, conselhos, história da empresa e respostas às perguntas. E não podemos deixar de acompanhar”, disse Leandro.
Através do Youtube, os contadores criaram um canal para dar dicas sobre os mais variados assuntos contábeis, tributários e trabalhistas. “Nosso objetivo é orientar empreendedores iniciantes, ou também, micro e pequenos empresários já estabelecidos a se organizar, gerir, e conhecer mais sobre a importância e utilidade da contabilidade para o desenvolvimento de seu empreendimento”, informou.
De acordo com Leandro, a proposta é se aproximar, principalmente, dos jovens, que assim como eles, utilizam com frequência as mídias sociais. "Queremos nos comunicar com o público mais jovem, que está querendo abrir o próprio negócio em vez de ir trabalhar como funcionário e com os empresários que são mais ligados na tecnologia, nas redes sociais, que também enxergam isso como diferencial", comentou.
Entre os assuntos que serão abordados neste canal estão: como começar um negócio próprio, planejamento tributário, plano de negócios, tipos e portes de empresas, regimes tributários existentes e como ser um MEI (Micro Empreendedor Individual).