Os estabelecimentos do comércio varejista de Barra Mansa poderão abrir suas portas durante as 24 horas deste sábado, dia 11, véspera do Dia das Mães. A autorização está prevista no artigo 4º, inciso I, da Lei Municipal n. 1.084 de 08 de julho de 1971. A orientação do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa) é de que os comerciantes mantenham suas lojas abertas até às 18h para aproveitar as vendas, já que tradicionalmente o sábado é o dia de maior movimento.

Os comerciantes poderão exigir o trabalho de seus empregados por mais duas horas além da jornada normal, usualmente de quatro horas aos sábados. Para exigir o trabalho durante oito horas é aconselhável promover uma compensação com a redução de horas durante a semana ou supressão de trabalho em parte de outro dia.

“A convenção coletiva firmada Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e o Sindicato dos Funcionários no Comércio do município prevê a compensação que deve, nos estabelecimentos com mais de dez empregados, constar de registro de ponto. Igual procedimento deve ser adotado se ocorrer a supressão de trabalho em determinado dia”, explicou o advogado do Sicomércio, Aloizio Perez. Segundo ele, tanto a compensação quanto a supressão devem ocorrer na semana, ou mais tardar dentro do mês, em que houver o trabalho em datas comemorativas.

Vendas aquecidas – As vendas no comércio de Barra Mansa aumentaram ainda mais esta semana e a expectativa do Sicomércio é de que sábado seja o dia de maior movimento. Considerado o segundo melhor período de vendas para o comércio, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães movimenta quase todo o setor. Lojas de vestuário, sapatos, joias, perfumes, produtos de beleza, acessórios, eletrodomésticos e eletroeletrônicos faturam nesta época.

“O Sicomércio espera um aumento de 5% em relação a igual período do ano passado porque o comércio, apesar da desaceleração da economia, continua com as vendas aquecidas”, informou o presidente do Sicomércio, Magno Andrade, acrescentando que a data aquece também as vendas de outros produtos: “Além dos presentes para a mamãe, as pessoas circulando pelas ruas sentem-se motivadas a consumir”.