O programa Bolsa Escola de Barra Mansa foi aberto oficialmente neste sábado, dia 18, no Ilha Clube. O prefeito Jonas Marins e a secretária municipal de Educação, Lusia Melchíades, participaram da cerimônia de abertura. Cerca de mil pessoas estiveram presentes. “Falaram que eu iria acabar com este programa, mas era mais uma mentira. Estou aqui honrando meu compromisso e prometo a vocês que ano que vem mais pessoas serão beneficiadas”, disse o prefeito, garantindo a extensão do programa em 2014.

Dos 457 inscritos, 307 famílias conseguiram ingressar no programa. De acordo com a gerente do Bolsa Escola, Maria de Fátima Alves Viana, os demais inscritos não atendiam aos requisitos básicos, que são: o estudante ter entre seis e 14 anos, estar cursando entre o 1º e o 5º ano, ser aluno da rede pública municipal de ensino, ter 90% de frequência mensal e uma renda percapta de até meio salário mínimo por integrante da família.

Os beneficiados vão receber meio salário mínimo por mês, o equivalente a R$ 339. “Espero que vocês façam bom uso desse dinheiro e que ajude a manter as crianças na escola”, disse Maria de Fátima. Em seguida, o vereador Lia Preto, que faz parte da comissão da Câmara Municipal de Barra Mansa de avaliação do Bolsa Escola, lembrou aos pais que a verba deve ser utilizada em prol das crianças. “Nós, vereadores, temos que cuidar bem dos recursos públicos. A população também. Usem essa verba com seriedade e sabedoria”, solicitou.

Durante o evento foram entregues quatro cheques para fazer a entrega simbólica do benefício. A secretária de Educação lembrou que a principal importância do programa é evitar a evasão escolar. “Sabemos que não é um valor muito grande, mas vai ajudar na educação das nossas crianças. Não é apenas dinheiro que move nossas vidas, mas também as pessoas e a família. Este sim deve ser o investimento mais importante. Vamos levar as crianças às escolas e cobrar também bom aprendizado, boas notas”, salientou Lusia.