Começa na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Barra Mansa, todos os postos e unidades de saúde estarão preparados para vacinar a população alvo da campanha. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 23,8 mil pessoas no município até o dia 26 de abril, data de encerramento da ação.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). Devem ser vacinados idosos com mais de 60 anos, grávidas em qualquer período gestacional, crianças entre seis meses e dois anos de idade e trabalhadores da área de saúde. A novidade da campanha fica por conta da vacinação em pessoas com doenças crônicas e mulheres com até 45 dias após o parto.

“Neste ano, o Ministério da Saúde decidiu incluir também as mulheres em puerpério (45 dias após o parto) porque este grupo apresenta as mesmas condições de saúde das gestantes e também pelo fato de que, na amamentação, a vacina ajuda a proteger o bebê”, explicou Marlene Fialho, coordenadora do setor de imunização da secretaria municipal de Saúde.

Ela esclareceu que os pacientes que apresentam doenças crônicas precisam ter em mãos a prescrição médica. “Os portadores de problemas crônicos, como doenças renais, hepáticas e respiratórias, devem levar uma indicação médica ao posto de saúde para receber a vacina", disse Marlene, lembrando que os postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
A secretária municipal de Saúde, Amélia Feitosa, lembrou que a vacina é segura e é a melhor arma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos por influenza. “É mito aquela história de que a vacina pode causar gripe. O vírus usado é inativado, portanto não há transmissão da gripe pela vacina”, pontuou Amélia, ressaltando que é muito importante que as pessoas procurem os postos de saúde munidos de documento de identidade com foto e do cartão de vacinação.
Contraindicação – A secretária de Saúde explicou que a vacina da gripe não é indicada para pessoas que  apresentaram reações graves a doses anteriores ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. “Somente nesses casos a vacinação é contraindicada. Por isso, fazemos um apelo à população para que procure o posto de saúde mais próximo de casa e tome a vacine”, afirmou Amélia.
Dia D – No dia 20 de abril, sábado, acontecerá o dia de mobilização nacional da campanha. Todos os 48 postos de saúde de Barra Mansa vão estar abertos das 08h às 17h para imunizar o público alvo.