Durante a manhã de ontem (11/04), a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei nº 12.799, que estabelece critérios de isenção do pagamento de taxa de inscrição para ingresso nas universidades federais. A aprovação surge como um passo inédito e transformador rumo à democratização da universidade.
Segundo a norma estabelecida, será assegurada isenção total do pagamento da taxa de inscrição ao candidato que apresentar renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenha cursado o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Para a diretora de assistência estudantil da UNE, Camila Moreno, esta é uma grande conquista. ‘’ A UNE sempre defendeu a democratização da universidade e todos os instrumentos que possibilitem o acesso a ela são importantes. Esta lei se mostra um auxílio, e mostra que a assistência estudantil começa antes mesmo do estudante ingressar na universidade’’, contou.

Outra determinação é a de que as universidades federais deverão adotar critérios para a isenção total e parcial do pagamento das taxas de inscrição, de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.
‘’Estamos comemorando muito esta grande vitória. Agora, mais estudantes terão chances de ingressar em uma universidade pública. É um grande avanço’’, comemorou Camila.

1,5 BI PRA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

 No último dia 22 de agosto de 2012, o presidente da UNE, Daniel Iliescu, em reunião com a presidenta Dilma Rousseff, defendeu a destinação de R$1,5 bilhão para o Plano Nacional desse setor (PNAES) como forma de garantir políticas de assistência estudantil
Atualmente, a verba que o governo destina para o PNAES é de 500 milhões.
 http://www.une.org.br/2013/04/sancionada-lei-que-permite-gratuidade-no-vestibular-a-estudantes-de-escolas-publicas/

Aproveito e deixo meu abraço para a grande amiga de luta dos estudantes brasileiros Camila Moreno, uma mulher guerreira, inteligente que muitas e muitas vezes dialogamos a respeito da juventude brasileira, a respeito de movimento estudantil universitário e claro como nós jovens poderiamos influenciar no processo de garantir uma educação pública gratuita, de qualidade e com assistência estudantil, pois sei bem que entrar na universidade pública é complexo demais, demanda de candidato vaga é complicadíssimo mas sei também que permanecer é ainda mais difícil.Sei bem quanto custa um transporte público precário e caro, fazendo percussos longos, quanto custa a imensa quantidade de xerox, impressões, livros entre tantos outros materiais acadêmicos.E claro, não posso deixar de saudar um cara magnífico, meu amigo eder do movimento estudantil brasileiro, Daniel Iliescu que já veio em Barra Mansa muitas vezes me ajudar a construir congressos da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), me lembro bem que DOIS congressos da UBES ocorreram em Barra Mansa dentro do Colégio Barão de Aiuruoca, escola onde fui presidente do Grêmio Estudantil.Me recordo das diversas vezes que recebi Iliescu em Volta Redonda para contribuir com o congresso da UEE-RJ (União Estadual dos Estudantes).E claro, de quantas peladas batemos juntos, de quantos eventos nacionais em SP, RJ,Goiânia, Brasília entre outros nos encontramos.