Para evitar ainda mais perdas, o Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Barra Mansa lançaram uma campanha para abertura do comércio no Dia de São Jorge, comemorado nesta terça-feira, dia 23, no estado do Rio de Janeiro. “O prejuízo causado por um dia de fechamento das lojas é incalculável, pois além de deixarmos de vender, corremos o risco de perdermos nossos clientes para as cidades vizinhas que abrem nesse dia”, ressaltou o presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Magno Andrade.
Desde que foi instituído o feriado de São Jorge, em 2008, as entidades realizam uma campanha de abertura
das lojas para estimular as vendas nesta data. “Só no ano passado,
devido ao atraso na assinatura da Convenção Coletiva entre o Sicomércio e
o Sindicato dos Empregados no Comércio de Barra Mansa, o comércio não funcionou nesta data”, informou Magno, acrescentando que é esperado um grande movimento de vendas para este dia: “Nossa expectativa é a melhor possível, principalmente pela campanha desenvolvida, que visa atrair consumidores não só de Barra Mansa, mas de outros municípios, para efetuarem suas compras em nossa cidade”.
A abertura está prevista na Convenção Coletiva, que assegura o funcionamento no Dia de São Jorge, assim como nos feriados deCorpus Christi, Tiradentes e Dia da Consciência Negra. “Caso optem por abrir suas lojas nestas datas os comerciantes têm que pagar as horas com o adicional de 100% ou os comerciários compensarem estas horas com a diminuição ou supressão da jornadade trabalho em outros dias da semana ou do mês”, explicou o advogado do Sicomércio, Aloizio Perez.
Com o dia de folga, os consumidores buscam fazer suas compras com mais tranquilidade, fazer pesquisas e saber quais são as
novidades que o mercado oferece em diferentes setores. Já o lojista,
segundo a presidente da CDL, Juliana Lanes Rolim, deve criar
oportunidades nesta data, preparando suas equipes para o melhor
atendimento e buscando formas de atrair os clientes, seja atravésde promoções, novidades e até mesmo eventos internos nas lojas.
“Com esta ação, teremos mais uma oportunidade de venda, de fidelização de clientes e geração maior de renda,
não apenas para a empresa, mas também para as equipes que recebem suas
comissões. Cidades da região têm tido bons retornos abrindo seus
comércios nesta data e, em Barra Mansa, acredito que também será
positivo”, frisou Juliana.