A onda da sustentabilidade engoliu o mundo. E se você acha que reciclar o lixo, poupar energia elétrica, economizar água e ir de bicicleta ao trabalho já são atitudes amigáveis o bastante, aí é que você se engana, meu amigo. O sexo nosso de cada dia também pode ser sustentável. Isso mesmo: é possível praticar o sexo verde. E isso não significa que você terá que adotar a cor da natureza nos seus lençóis ou convidar o Hulk para participar da brincadeira. Praticar o sexo verde é muito mais simples – e gostoso – do que a gente imagina.


Uma cartilha desenvolvida pela ONG Greenpeace (em espanhol) dita dez atitudes para se ter uma vida sexual sustentável. Segundo o manual desenvolvido pela própria organização, “é possível que você seja uma bomba sexual sem necessariamente explodir o planeta”. Quer saber como? A gente separou as dicas da cartilha pra você:

 

1. Luzes apagadas


Manter as luzes apagadas é uma forma eficiente de economizar energia e, consequentemente, evitar a emissão de gases tóxicos na atmosfera. Mas como transar à meia-luz é bem mais gostoso, já que permite aos parceiros conhecerem cada detalhezinho um do outro, a solução é deveras romântica: transem à luz de velas.

 

2. Frutas afrodisíacas sem agrotóxicos


Agrotóxicos e transgênicos podem provocar doenças e causar danos ao meio ambienta. Então, a dica é consumir a variável orgânica de frutas afrodisíacas como o guaraná, a cereja, o morango e a framboesa.

 

3. Frutos do mar são afrodisíacos, mas…


A sobrepesca de ostras e camarões, por exemplo, está desequilibrando a cadeia alimentar e, consequentemente, destruindo os oceanos. A saída é recorrer a outros alimentos afrodisíacos ou a produtos de higiene, como óleos e sabonetes, que acendem a chama de maneira sustentável.

 

4. Recicle o amor


Use embalagens recicladas para guardar os seus acessórios eróticos, como brinquedinhos, lingeries, camisinhas e lubrificantes.

 

5. Lubrificantes? Só os ecológicos.


Em primeiro lugar, dê preferência à lubrificação natural. Em segundo, use a saliva. Em terceiro, lubrificantes à base de água ou silicone. Lubrificantes à base de petróleo, nem em milésimo lugar.

 

6. Use acessórios sustentáveis


Evite brinquedinhos ou fantasias fabricados em PVC, que é um material à base de petróleo e possivelmente cancerígeno. Procure as opções em borracha, látex ou pele.

 

7. Banhos a dois


Essa é a dica mais interessante e gostosa de colocar em prática. Chegou a hora do banho? Convide o seu parceiro para ensaboá-lo. Além de economizar água e energia, vocês ainda podem se divertir bastante.

 

8. Cama sustentável


Para os mais tradicionais, nada melhor do que transar num colchãozinho confortável e numa cama que não faça o denunciável “nhec, nhec, nhec” a cada vai e vem. Mas você sabe se sua cama é feita com madeira certificada e reconhecida pelo FSC (da sigla em inglês Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal em português)? Se a sua não for, não precisa se desesperar. Mas pense nisso na hora de comprar uma cama nova.

9. Pratique o sexo verde


Dê preferência aos produtos orgânicos: lençóis (como os produzidos com fibra de bambu), óleos para massagem, lingeries e brinquedinhos sexuais.

10. Faça amor, não faça guerra.


Último, porém não menos importante.