Advertisement

Projeto ‘Evoluindo Mentes’ é ampliado em Barra Mansa

A secretaria de Educação de Barra Mansa realizou nesta terça-feira, dia 26, um treinamento de xadrez com os professores de Educação Física da rede municipal de ensino.  O objetivo é oferecer capacitação aos educadores para ampliação do projeto ‘Evoluindo Mentes’, que ensina xadrez de forma pedagógica aos alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais. Atualmente, 150 estudantes de seis escolas são beneficiados pelo projeto. A intenção da secretaria é levar o xadrez para outras 18 escolas, atingindo 600 alunos.

“O xadrez traz inúmeros benefícios aos estudantes, entre eles, a concentração e capacidade para solucionar problemas mais rapidamente. A prática do jogo melhora também a disciplina. Vamos ampliar o projeto para 18 escolas, mas nossa intenção futura é atingir todos os alunos da rede de ensino”, disse a secr
etária municipal de Educação, Lusia Melquiades.

O ‘Evoluindo Mentes’ teve início há quatro anos no Colégio Municipal Paulo Basílio, no bairro Vila Nova. “Na época, tínhamos pouco incentivo financeiro da prefeitura e fazíamos as peças do jogo com cano PVC e cabos de vassoura. Mesmo com poucos recursos tivemos grandes resultados. Poder expandir as aulas de xadrez é um sonho que se torna realidade”, disse Nílson Arantes, idealizador do projeto e um dos professores.

De acordo com Lusia, ao longo do ano os estudantes que mais se destacarem poderão participar de concursos intermunicipais, incentivados pela prefeitura. A secretária comentou que também vai organizar um concurso municipal em parceria com escolas particulares e estaduais. “Vamos fazer ainda um concurso com os professores para incentivar mais adeptos ao xadrez”, anunciou.

Henrique Duarte, aluno do 7º ano da rede municipal de ensino, está ansioso pela expansão do projeto. Ele é campeão de xadrez e quer participar de mais concursos promovidos pela prefeitura. “Aprendi o básico com o meu pai, mas foi na escola que aprendi o xadrez avançado. Estou me aperfeiçoando e quero mostrar isso nos concursos. Agora tenho um incentivo a mais”, disse o estudante.