É a terceira edição do evento em Volta Redonda e pela primeira vez será gratuito.

Conectando 300 cidades de 30 países, o Festival Grito Rock se tornou global em 2013 – além da América Latina, mais países da Europa, Oceania, África integram-se ao evento. A Cidade do Aço está, desde 2011, entre as cidades fluminense a receberem o evento, que acontece em VR no próximo sábado, 9 de março.
Nos últimos 3 anos, em Volta Redonda o Grito Rock se consolidou como um evento independente de cultura alternativa de grande destaque da cidade, mantendo a característica de organização colaborativa, no qual o publico e bandas envolvidas são convidadas a participar de todo o processo de construção do evento, desta forma, o mesmo se torna uma espécie de laboratório pratico de economia criativa. A realização fica por conta do Coletivo Fora do Eixo, com patrocínio na Secretaria Municipal de Cultura.

Este ano as bandas envolvidas são:

QUARTO DO L
Com pouco mais de 2 anos de formação a banda já conquistou espaços e públicos que já consomem o conteúdo produzido pelo Quarto do L em seu cardápio cultural. No final do ano de 2010, lançaram o single Azul, com a música Porta Luvas, que já foi suficiente para apontar um rumo para a banda. Em meados de 2012, a banda apresentou seu o EP Celebrando o desapego, que contou com público recorde no um lançamento oficial. O Quarto do L, vai aproveitar e gravar cenas do primeiro video clip no grito rock 2013!
Foto: Marcela Aguiar

STONE HOUSE ON FIRE
A Stone House on Fire é uma banda influenciada pelos sons do deserto e pela lisergia setentista, criando uma sonoridade ímpar, propícia para desruptar ouvidos. Lançou em agosto de 2012 sua primeira demo chamada "Taped Sessions", gravado ao vivo e lançado de forma independente em fita K7. "Uma banda realmente disposta a incendiar as estruturas e mostrar um rock pauleira direto e de qualidade. Com muitas pegadas interessantes que lembram Queens of the Stone Age e riffs poderosos que soam com pitadas psicodélicas de clássicos do stoner rock, as músicas com mudança de ritmo que surpreendem e uma performance ousada de arriscar com improvisos viajantes deixou algumas pessoas com um gostinho de quero mais." (Rodrigo Fernandes, Zona Punk)

BEATBASS HIGH TECH
A BBHT surgiu em Volta Redonda, em 2005, tendo como primeira produção o disco Dias de Luta, Noites de Amor, do rapper João Xavi, de São João de Meriti (RJ). Além da produção, Raphael e Pablo faziam parte da banda que acompanhava o artista. Logo mais, em 2007, sai o segundo disco de Xavi, o Alta Fidelidade, e a banda viajou para mais lugares. Um ano depois, em 2008, partiram em tour com seis shows pela Europa passando por Alemanha, França e Inglaterra. Após a turnê rolou um show no Festival Mola, no Circo Voador, e o último, na Audio Rebel. Além do trabalho com Xavi, entre 2006 a 2008, produziram músicas para Lelin, Tom, Pevirguladez, La Santa Mafia e assinaram em 2012 a produção do disco O Templo não Para, da banda Miami Bros.
Hoje o BeatBass High Tech trabalha com produções musicais, discotecagens, podcasts para web e constrói o primeiro disco, Luzes Sonoras. O álbum de estreia – com Raphael Garcêz no violão e voz, Pablo Duca na bateria, conta com o apoio de alguns músicos da banda Amplexos - Guga na guitarra, Polito no baixo, Tolen na percussão e Martché nos teclados - e de Jorge Luiz Almeida, do estúdio Caos & Vitrola, que também assina a produção.
Foto: João Xavi

AMPLEXOS
Há seis anos na estrada, o Amplexos, banda de Volta Redonda-RJ, faz show do disco A Música da Alma, lançado em outubro de 2012. O álbum tem produção de Buguinha Dub (Nação Zumbi, Mundo Livre) e Jorge Luiz Almeida, e figura entre diversas listas de “melhores de 2012” (G1, O Globo, além de blogs como Miojo Indie, Eu Ovo e Na mira do Groove).
O trabalho tem como principal influência a música negra, aquela que vem dos guetos e periferias do mundo. “A Música da Alma é uma música essencialmente espiritual, que surgiu a partir do nosso contato com a música jamaicana, com o afrobeat, com o funk, que são músicas feitas pelo povo, para mover as pessoas de seus lugares, seja através da dança, da transcendência ou mesmo pela busca de um auto- conhecimento”.
O disco foi todo gravado ao vivo no estúdio Caos & Vitrola, em Volta Redonda-RJ, cidade natal da banda, mixado por Buguinha Dub no estúdio Mundo Novo e masterizado por Gustavo Lenza no estúdio Yb em São Paulo. O projeto gráfico é da artista Ana Costa, com fotos de Marina Coni.
Desde Maio de 2012, o Amplexos tem feito alguns shows ao lado de Oghene Kologbo, guitarrista nigeriano que gravou mais de 30 álbuns com Fela Kuti. “Ouvimos muito os discos do Fela Kuti e Africa 70 pra compor o álbum e, de repente, o Kologbo estava ensaiando com a gente em Volta Redonda! O cara nos estimulou a levar o equipamento pras ruas e a tocar pra todo tipo de gente, o que foi e tem sido fundamental pra gente perceber que a nossa música pode ser absorvida por qualquer pessoa”.
A banda já fez inúmeras apresentações nas ruas do Rio de Janeiro, São Paulo e Volta Redonda, e a ideia é espalhar a Música da Alma. “Nós ganhamos muita coisa com essa música, ela provocou na gente uma revolução interna sem tamanho, e a ideia agora é devolver ao mundo. É como uma missão para aproximar as pessoas de algo maior.”

MEDULLA
Medulla é uma banda de rock brasileira formada em 2005 no Rio de Janeiro. As composições da banda focam em temas habituais, estabelecendo uma filosofia musical que engloba diversos públicos. "A cada EP exploramos novos discursos e conteúdos, mas geralmente usamos em letras fatos do cotidiano popular. Afinal, somos um grupo pop, alternativos", conta Keops.
Em 2005 a banda lançou seu primeiro álbum "O Fim da Trégua" pela gravadora Sony/BMG. Álbum que destacou a banda como revelação do festival Abril Pro Rock, pelo jornal O Globo, e Diário de Pernambuco, e levou a convites de shows em diversas capitais do país.
Depois de seu álbum de estréia, O Fim da Trégua, a banda teve a ideia de lançar seus trabalhos em formatos compactos contendo entre duas e quatro músicas, produzidos e divulgados em diversos formatos de suporte (internet, fita cassete, DVD, pendrive, etc.). Medulla ganhou um bom espaço no anos de 2008 e 2009 na grande revista Rolling Stone.
Foto: Mariana Oliveira

THE ALCHIMISTIS
The Alchemists é uma banda Volta Redondense formada em meados de 2010. Com influências que vão de Joy Division a Wipers, fazem um punk dançante cheio de riffs bonitos de se ouvir. Fizeram seu primeiro show em fevereiro de 2011, em Resende no bar Guardião da Noite. Também estão no currículo da banda diversos shows em São Paulo e no Rio.
Seu primeiro lançamento foi um single, em janeiro de 2011, chamado Reckless Youth seguido de uma demo que contém 3 sons, essa lançada em abril do mesmo ano. Mas pra frente, fizeram o lançamento virtual do seu EP Sunny Days, que contém 7 faixas sendo 3 delas, as mesmas da demo. Atualmente se preparam para seu próximo lançamento, um full-lenght contendo 10 sons.

THIAGO ELNINO
Thiago Elniño é rapper, compositor, agitador cultural e arte-educador, nascido em Volta Redonda, RJ e criado em Belo Horizonte, MG. Influenciado por músicas de matrizes religiosas, Thiago Elniño acredita que Deus é toda materia do universo reunida e canta isso. Atualmente o artista trabalha em uma serie de EP´s e em seu primeiro álbum “O Canto do Canto”, a ser lançado em 2013

JOÃO XAVI
Um homem e uma máquina, todo o resto é som. Batuque low-fi é o fruto deste encontro e o desenrolar de suas possibilidades. O trabalho atual de João Xavi é batida, rima,  melodia, swing e sorrisos. Som brasileiro com sotaque do mundo inteiro.

"Cidade Fumaça" por Ana Costa e Marina Coni
O cartaz também á uma arte! Os tons de cinza e as cores da Cidade do Aço foram retratados pelas fotógrafas Ana Costa e Mariana Coni no ensaio para a criação das peças gráficas do Grito Rock Volta Redonda.