De segunda a quarta-feira, muitas pessoas que moram no Ano Bom contaram ter acompanhado o corte das árvores e retirada dos troncos. Segundo eles confirmaram, várias pessoas entraram em contado com a prefeitura, solicitando a paralisação das atividades, mas não foram atendidas. Para alguns moradores, que preferiram não ser identificados, o corte teria acontecido a pedido dos moradores de duas casas próximas à área do desmatamento.
- Começou na segunda-feira. Daqui da rua [Maria Luiza Gonzaga], a gente não conseguia ver as casas e a rua no bairro Santa Rosa, por causa das árvores. Agora conseguimos ver. Desmataram muito. Dava nervoso na gente. O dia inteiro. Acredito que tenham sido mais de 20 árvores - comentou Carolina de Paula.
Ainda segundo ela, toda a ação aconteceu pelo bairro de cima, o Santa Rosa. E ao entrarem em contato com a prefeitura, teriam sido informadas de que a ação era particular.
- Minha mãe chegou a ligar pra prefeitura para denunciar e para questionar, porque ela está há bastante tempo com uma árvore dando problema em casa e eles não tiram. Agora várias árvores são cortadas sem motivo. Mas eles disseram que não era ação deles - completou.
Quem vive no bairro há muito anos ainda comentou que o todo o morro era coberto de árvores. E mesmo os moradores que não acompanharam a ação, porque trabalham durante o dia, disseram que é visível a mudança.
- Eram muitas árvores. Agora conseguimos ver as casas da rua de cima. Isso não era possível. Retiram quase 20 árvores com certeza. Acho que os responsáveis tinham que receber uma multa e ainda deviam replantar tudo - frisou uma moradora, que não quis se identificar.
Muito revoltados, os moradores do bairro organizaram um abaixo assinado contra o corte das árvores. Até o início da noite de ontem, o documento já reunia mais de 70 assinaturas. De acordo com eles, diante dos protestos, o secretário de Meio Ambiente, Adaucto Siqueira Neves, esteve no bairro e teria informado que autorizou o corte de cerca de oito árvores, a pedido das casas. O secretário também teria adiantado que já no próximo mês será realizado o plantio de mudas neste local.
- Como é que autorizaram também que a construção das casas avançasse tão para baixo do morro? Aquela parte é área pública. Num dia, a prefeitura distribuiu árvores para o plantio e em outros, autoriza o desmatamento. Existem várias árvores esbarrando em fios, algumas ficaram podres e caíram e a prefeitura não vem retirá-las. Algumas que poderiam, inclusive, causar graves acidentes e eles não fazem nada - comentou Jânio Rodrigues.
Moradores do Santa Rosa
Apenas a moradora de uma das casas, apontadas como responsáveis pelo corte das árvores, foi encontrada. Edna Galdino recebeu a equipe do DIÁRIO DO VALE na tarde de ontem e informou que foi pega de surpresa com a ação. Ela também afirmou que não pediu a retirada de nenhum Eucalipto.
- Não fomos nós que pedimos. Um pessoal da Defesa Civil e o secretário de Meio Ambiente estiveram aqui em casa. Como eles precisariam talvez passar pelo meu quintal, me informaram sobre a ação. Segundo eles, essas árvores estavam ameaçando casas da rua de baixo [Maria Luiza Gonzaga], no Ano Bom. Eles não me mostraram nenhum documento, mas me disseram isso - contou.
Segundo ela, a equipe que esteve no local explicou que iam retirar algumas árvores para passar com as máquinas até o ponto em que os eucaliptos estavam ameaçando residências do Ano Bom. Para Edna, que frisou não entender muito, realmente algumas árvores parecem velhas e tombadas, porque caem muitos raios no local.
- Eu até fiquei triste com o corte das árvores, porque a vista era mais bonita e eu sentia que elas protegiam minha casa dos ventos. Mas eles falaram que era necessário. A única coisa que pedi, foi há dois anos, a retirada de uma árvore que estavam no meu terreno, onde seria construído o muro da minha casa, e fui autorizada pela prefeitura - completou.
De acordo com a moradora, ela não acompanhou muito a ação, mas acredita que foram cortaram muitas árvores. Ela explicou também que as atividades aconteceram na segunda-feira. Na terça e quarta-feira, houve apenas a retirada dos troncos.
Explicação da prefeitura
Durante todo o final de semana, a prefeitura e o secretário de Meio Ambiente foram procurados para comentar o caso. Ontem, Adaucto Siqueira Neves informou apenas que já tinha conversado com os moradores do Ano Bom.
- Fizemos apenas uma limpeza. A ação foi toda autorizada. Está tudo certo e já conversei com os moradores - disse.