Daniel conseguiu bolsa integral, mas não tem condições de comprar livros, uniforme, pagar passagem e alimentação

 Internauta: Dora de Oliveira
Vista Alegre, Barra Mansa
Daniel é um menino de 14 anos que quer realizar seu sonho de estudar na ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras). Todos nós sabemos o quanto é importante ter sonhos, sonhos bons. É algo muito positivo sonhar com coisas que nos farão melhores, mais produtivos, realizados e felizes. Mas nem sempre conseguimos concretizar todos os nossos sonhos. Alguns são mesmo impossíveis de realizar. Não sem antes esgotarmos todas as nossas possibilidades. O sonho de Daniel é estudar na ETPC. Um sonho de muitos meninos e meninas que moram aqui na nossa região. Eles sabem o quanto é importante estudar lá, pois estarão preparados para entrar no mercado de trabalho com muita competência.
Daniel estudou numa escola pública (Escola Municipal Padre Anchieta, na Vista Alegre). Eu o conheci lá, quando atuava como professora de educação artística. Aluno tranquilo e estudioso, tímido e reservado. Sua história de vida o fez assim. Depois que seus pais se separaram, ele vive com a mãe, o padrasto e as duas irmãzinhas (Maria, de 5 anos, e Juliana, de 3), que vieram da segunda relação de sua mãe. Com duas meninas pequenas e com vários problemas de saúde, a mãe não tem como trabalhar. Ela ganhava Bolsa Família pelos três filhos, mas agora não recebe mais a do Daniel. O padrasto é pedreiro, mas divide as despesas com a outra família que tinha antes de conhecer a mãe de Daniel.
Quando a alegria se desfez
No fim do ano passado, Daniel decidiu fazer a prova para a Escola Técnica. Sabia que era muito difícil e que tinha pouco tempo para se preparar, mas sua mãe o ajudou e ele conseguiu bolsa integral. A alegria de ter alcançado seu objetivo se desfez quando foi fazer a matrícula e descobriu (eles não tinham mesmo noção do que era estudar lá!) que teria que comprar os livros, uniforme, pagar passagem e alimentação.
Carmem chegou a pensar em desistir, mas não podia tirar de seu filho essa oportunidade. Começou a pedir ajuda. Foi quando fiquei sabendo do que estava acontecendo e me propus ajudar.
Necessidade é urgente
Visitei a família para conhecer suas necessidades e passei a pedir ajuda a todos que conhecia. Consegui alguns livros com meu sobrinho, algumas roupas para as meninas com uma amiga, comprei o material escolar pessoal, alguns amigos da Comunidade Terra Nova (da qual faço parte) deram dinheiro para comprar um pouco de alimento e forneci passagem para a primeira semana. Mas eu também não tenho muito recurso para ajudar sozinha, e a necessidade é urgente.
Ainda faltam alguns livros, material para as aulas práticas, ele só tem uma calça jeans e um tênis velho, precisa de passagem e alimentação diariamente. Enviei mensagem para vários amigos do Facebook e eles já estão retornando, oferecendo ajuda. Se você pode ajudar de alguma forma, entre em contato no meu celular (24) 9904-0207 ou e-mail (doradeoliveirabm@gmail.com). Vamos ajudar o Daniel a realizar o seu sonho.http://www.olhovivo.ca/voce-e-o-reporter/799/menino-de-14-anos-quer-realizar-seu-sonho-de-estudar-na-etpc/

Vale ressaltar amigos que esta é uma triste realidade que ainda ronda em muitos jovens de Barra Mansa-RJ.Estou republicando a matéria do site Olho Vivo em prol de alguns de nossos leitores que são próximo a secretária de Assistência Social de Barra Mansa, Maria José Marins levasse estas informações até a mesma para que o ajudasse, compreendesse melhor esta história de vida e vê que o poder público poderia auxiliar.Acredito muito que caso estas informações chegue até a secretaria de Assistência Social a equipe prontamente ajudaria, são pessoas capazes que fazem parte, acredito que são muito solidárias e humanas.Caso este caso tivesse ajuda do poder público quero receber informações para informar aos amigos leitores e agradecer. A juventude de Barra Mansa é carente e cabe nos unir em prol do próximo.
Envie para johneshebert@yahoo.com.br.