Prefeitura e Câmara terão que investigar vida pregressa de quem for indicado para cargos em comissão;
Barra Mansa deu mais um passo para se tornar mais uma das cidades do país a criar a Lei da Ficha Limpa. A Câmara Municipal aprovou  em segunda votação, projeto de Lei  que disciplina a nomeação para cargos de livre nomeação na administração direta ou indireta dos Poderes Executivo e Legislativo de Barra Mansa e obriga que os ocupantes de cargos comissionados tenham a “ficha limpa” na Justiça. Os mesmos critérios de inelegibilidade observados pela Justiça Eleitoral para barrar candidaturas de políticos fichas sujas terão que ser respeitados pelo Município na hora de nomear ocupantes de cargos de livre nomeação. O Projeto será encaminhado para a sanção do prefeito.
- Nosso projeto estende para a contratação de cargos comissionados as mesmas vedações de nomeação já existentes para aqueles que cumprem mandatos públicos. Ou seja, aquele que, segundo a nossa legislação, não está apto a concorrer a um mandato público também não pode entrar “pela janela” e ser nomeado para um cargo de confiança. O nome já diz, o cargo é de confiança e para isso a pessoa precisa ser confiável – afirmou Leiteiro.
O vereador agradeceu aos seus pares aprovação unânime da iniciativa e afirma que, com ela, a cidade dará um passo importante para a moralização do Serviço Público.
- Já tramita no Senado Federal a PEC 30/2010 que estende as exigências imposta aos candidatos a cargos eletivos a ocupantes de cargos comissionados. Ao aprovar a Lei Municipal, Barra Mansa se antecipa e mostra que não vai tolerar fichas sujas no poder público – ressalta o vereador.
Além de proibir a contratação daqueles que forem considerados inelegíveis pela nova legislação, também serão barrados os que foram excluídos do exercício da profissão por decisão sancionatória do órgão profissional competente.
PROIBIÇÕES – Pessoas condenadas pela Justiça Eleitoral, com decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado (mais de um juiz) por abuso de poder político são consideradas inelegíveis pela nova Legislação e, portanto, não poderão também ocupar cargos de confiança no município. o mesmo vale para os que tenham sido condenados por crimes em diversas esferas, desde crimes contra administração pública até crimes contra a vida, além dos ordenadores de despesa que tiveram suas contas rejeitadas.http://www.folhadointerior.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?t=VEREADORES+APROVAM+LEI+DA+%E2%80%98FICHA+LIMPA%E2%80%99+EM+BARRA+MANSA&id=50825