Ontem na parte da manhã, por volta das 10:45h meu pai recebeu uma ligação em nossa casa, dizendo ser uma pesquisa eleitoral, de intenção de voto. Mesmo não identificando o instituto de pesquisa perante meu pai. Nos ligaram do seguinte número de telefone 3322-8974.Então uma mulher de forma gentil diz iniciar uma pesquisa sobre intenção de voto a prefeitura de Barra Mansa-RJ.
Ela logo faz a pergunta chave "em quem o senhor vai votar este ano para prefeitura", meu pai logo responde que iria votar em um candidato de oposição ao governo Zé Renato e afirmou com convicção seu voto para a mulher.Logo depois que nós esperamos que venha as demais perguntas, mas o engraçado que após declarar seu voto, a mulher para de fazer perguntas relacionadas e começa a questiona-lo por uns 10 minutos sobre o voto dele.Daí em diante eu liguei o "viva voz" e escutei parte da conversa, que por sinal creio que a justiça eleitoral também poderia verificar estes fatos.
Veja que engraçado,meu pai declarou o voto dele no candidat@ de oposição e ela o questiona, pergunta se acompanha a trajetória política do mesmo, pergunta e afirma coisas que coloca o candidato que vai receber o votos do meu em uma situação ruim, faz afirmações e questionamentos com a intenção de mudar o voto dele, mas ele permanece firme e com convicção.Daí em diante ela começa pautar coisas distintas sobre o candidato e pergunta para meu pai " o senhor sabia disso? " "e disso?" "e aquilo lá que foi? ".
Pergunta para meu pai se ele é filiado a partido político já que defende com convicção o candidato de oposição, e ele diz que não até por que não é mesmo filiado.Ele vota de acordo com atitudes,cenário político e histórico do político e seu envolvimento com a sociedade.Depois disso ela ainda o questiona, mas por que o senhor não vota no governo atual? Meu pai de forma firme diz " pois um candidato que não fala verdade no horário político desde então não ganharia meu voto", expressa sua opinião, ja que teoricamente é uma pesquisa.Logo depois ela diz que tudo que o Zé diz é verdade sim, foi muito bem trabalhado aquilo tudo e etc..Depois desiste e desliga o tel;
Recebi a informação também, caso ele falasse que vota no governo,no Zé Renato a pesquisa continuaria normalmente como não disse isso a pesquisa terminou sem o foco principal que era ouvir a opinião do meu pai neste caso.
Alguém acredita na veracidade de uma pesquisa como esta? Como asssim, vale isso?
Qual o objetivo de uma ligação destas ?
Mais engraçado ainda, que por volta do 12:00h (meio-dia) de ontem ainda recebemos uma ligação do número 3323-4674, nossa bina que pegou ambos telefones.Adivinha o que a mulher queria ? Fazer uma pesqusia eleitoral também.Mas esta meu pai não aceitou responder e desligamos.Será coincidência? Será que existe de fato uma pesquisa eleitoral ocorrendo e uma suposta, falsa pesquisa também ocorrendo para deixar o eleitor perdido? Por que uma ligação desta veio primeiro, uma ligação que poderia ter mudado o voto do meu pai e no meio do dia veio outra teoricamente para ouvi-lo? E se ele tivesse mudado seu voto e tivesse atendido a segunda ligação, o Zé levaria um voto favorável nesta pesquisa nova? Tudo muito estranho pra mim...