Advertisement

Pesquisa revela que 80% dos jovens não está feliz com o próprio corpo

A diferença entre como ele se vê e como ele gostaria de ser é muito grande. Esta distorção pode causar problemas na formação da personalidade.

Quinze figuras de tamanhos diferentes foram apresentadas por Marcela Guimarães Cortês, da Universidade Federal de Minas Gerais a 1.007 jovens, entre 11 e 17 anos de idade. O resultado mostrou que 80% dos adolescentes estavam insatisfeitos com o corpo, mas apenas 20% estavam acima do peso. “Até seis pontos de diferença entre estas figuras. Então a gente vê uma insatisfação bem grande com o corpo”, diz a pesquisadora.

Acompanhe o Jornal Hoje também pelo e pelo .
Uma das adolescentes apontou uma figura maior para representar como ela se enxerga e, sem perceber, escolheu como gostaria de ser: exatamente a figura que corresponde ao tamanho dela hoje. “Isto a gente chama de distorção corporal, que as pessoas elas percebem o corpo ou maior ou menor do que ele realmente é", explica Marcela.
A rejeição ao corpo foi maior entre as meninas de famílias de baixa renda. Já os meninos, quanto melhor a condição financeira, maior a insatisfação com a aparência.

Dependendo do grau, a percepção distorcida da própria imagem pode virar um problema na rotina do adolescente. Dificuldade de relacionamento e comportamento anti-social provocam efeitos negativos em uma fase tão importante da vida.
Queda nas notas escolares, baixa auto-estima e falta de interesse por tudo são outros sintomas de insatisfação
O apoio da família é fundamental, garante a psicóloga Fernanda Sobreira. “Cobrar do adolescente nem sempre é a melhor atitude. Se a família inteira muda de hábitos, sem obsessão. Porque senão ele vira o alvo e virando o alvo dificilmente nós vamos conseguir ajudá-lo".
Encontrar uma atividade física que o adolescente goste é outro conselho para perder peso e conhecer melhor o corpo.Faça o teste Aqui