Primeiro quero informar que meu objetivo aqui não é descrever como foi o debate, mas sim frisar alguns pontos da minha visão em prol do que eu defendo neste blog, que são políticas públicas sendo-as principalmente para a juventude de Barra Mansa-RJ.
Logo aviso nenhum dos três foi lá grande coisa, na minha concepção, cada um pecou em uma coisa.O brilho maior foi para a emissora de TV que mais uma vez ajudou no processo de democracia nesta cidade.
Então veja o seguinte, quero agradecer a todos os três candidatos a prefeitura de Barra Mansa por ter acompanhado durante semanas o blog juventudebm e suas considerações antes de ir para o debate, sabemos disso em prol de palavras, termos no debate citado que aqui por mim foi falado.
Então veja o seguinte, quero agradecer a todos os três candidatos a prefeitura de Barra Mansa por ter acompanhado durante semanas o blog juventudebm e suas considerações antes de ir para o debate, sabemos disso em prol de palavras, termos no debate citado que aqui por mim foi falado.
E com certeza um ou outro não faltou, pois leu nossa postagem Aqui
Pra você ter uma idéia amigo leitor, parte do debate se baseou em fatos aqui relatado e no blog do Julinho.Vou pontuar algumas coisas que falamos no Juventude BM.
Logo no primeiro bloco do debate, por ordem de sorteio na apresentação do plano de governo dos candidatos Jonas Marins começa falando de suas propostas que ficam dentre saúde, educação e empregos. Jonas já fala algo que muito me alegra, apesar de não ter sido convidado a fazer parte do grupo e não saber quem foi convidado para abordar sobre juventude, ele diz que chamou diferentes pessoas de diversos setores da sociedade civil para discutir sobre seu plano de governo. Eu me considero preparado por falar nisso, veja Aqui. O candidato foca questões relacionadas à saúde no sentido de aperfeiçoar o sistema de saúde. Pretende também ampliar horários de atendimentos dos postos de saúde e utilizar recursos tecnológicos para facilitar a marcação de consultas. Afirma que vai construir creches e valorizar mais os professores além de garantir a democracia nas escolas, que é a comunidade acadêmica participando e elegendo seus respectivos diretores, sendo assim acabar com o que ocorre hoje, que diretor pode ser indicado. No ponto de emprego Jonas deixa desejar, não mostrar medidas claras e seguras na inserção dos jovens ao mercado de trabalho. Neste momento poderia ter ampliado a questão que muito interessa a juventude que nasceu e cresceu no município e espera por uma oportunidade a muitos anos.
Depois foi José Renato, que começou com seu discurso de atual governo, tentando mostrar que já havia feito.Parte de uns dados que eu não entendo nada, que pelo o visto sou completamente ignorante para entender, pois os dados dele, a cidade vem crescendo e a saúde está boa, coisa que eu não concordo e muitas outras pessoas na cidade também não.Como falei aqui.Afirma que se reeleito vai continuar a favorecer micro e pequenos empresários.Que eu particularmente acho equivocado tentar alavancar a economia de uma cidade desta maneira, sem um plano real de incentivo e investimento com medidas cabíveis para trazer investimento do porte que a cidade necessita.
E quando disse que os candidatos leram nosso blog, pois aqui o Zé logo cita-nos, quando diz o seguinte: “Os jovens terão um novo espaço de lazer na área do Parque da Cidade” esta frase veio em prol de artigos relacionados a falta de incentivo a juventude da cidade, um grande exemplo que alavancou centenas de leitores ao nosso blog foi este aqui. Que foi um grande incentivador destas palavras acima, pois se você não vê desta forma eu então sou maluco, pois veja que coincidência, ele está no governo durante, NO MÍNIMO 3 anos e meio e só agora ele viu necessidade de construir um espaço a juventude da cidade.Eu acho ainda que nosso blog incentivou estas palavras, mas posso estar equivocado.Ou será que isso aqui que incentivou suas palavras ?
Por fim, na apresentação do plano de governo foi Inês Pandeló. A deputada logo começa fazendo um contexto histórico de sua gestão que ainda quando governou a cidade em 97, lembra que uma série de fatos contribuíram para sua má gestão, principalmente as chuvas, salários atrasados além de uma política de oposição a seu governo que era o estado e governo federal.E diz, que naquela época sofreu e agora seria diferente, já que seu partido é do Governo Federal e base de apoio no estado.Na saúde a Inês fala algo que muito fico alegre de ouvir, que diz construir um hospital público em regiões específicas.Acho que faltou dizer que hoje o Parque da Cidade deveria ser a maior universidade pública da região pois sua estrutura permitira isso e com cursos de saúde, assim tornaria um hospital universitário.Atenderia a demanda dos jovens que precisam estudar estes cursos e o problema da saúde na cidade que é a falta de médicos.
A mesma logo depois diz, que acha muito ruim a cidade como a nossa ver as vizinhas desenvolvendo e a gente nada.Diz buscar empresas e trazer escolas técnicas e universidades.Logo após Inês cita a juventude e suas inserções que é um sinal que a deputada tem uma equipe que também nos monitora, pois estas frases são sinônimo que escrevemos noblog em vários momentos.
A Band fez seu “dever de casa” ainda no primeiro bloco fez aos candidatos uma pergunta chave, que é a questão do trânsito na cidade, o qual publicamos sobre, Aqui;
Parte das respostas dos candidatos de oposição ao governo, candidatos aos quais são presentes em BM enchergaram que citamos Aqui, e responderam a melhoria do transporte público.Afinal nosso blog foi pioneiro em matérias como estas Aqui
SEGUNDO BLOCO
No segundo bloco o Zé começa a fazer a pergunta, e escolhe o Jonas Marins para responde e o questiona, pois Jonas diz a Voz da Cidade em uma edição que faria tudo ao contrário do seu governo.Com isso Zé colocou idéias teoricamente boas e disse ao Jonas se ele vai acabar com tudo de bom, Jonas respondeu que as coisas boas devem ficar e ser ainda mais melhoras e a ruins que deve ser feitas de diferente.Que seu mandato será bom, pois o Zé não foi um goveno presente e isso em seu governo seria diferente, aproveitou e critou o fato de BM receber o lixo de VR.
Logo depois foi a vez do Jonas perguntar a Inês Pandeló, claro que em um "discurso casado" entre PT/PCdoB ambos não se tornaram alvos entre si e sim contra o governo, até quem nisso não foram burros.É o mínimo que se esperaria em um debate seria isso.União da oposição contra a situação.
Então ele pergunta que a Inês achava da venda do terreno do saae que foi vendido a baixo do preço que deveria e ela responde, "que se fosse em seu governo onde é transparente jamais isso ocorreria".Sem estender muito aqui, sobrou pro o Zé...CLAROOO !
Depois Inês perguntou ao Zé, e o questiona por que estava 12 anos no governo e nunca viu a questão das enchentes, que todo ano trás muito problemas a cidade.O Zé deu uma resposta muquirana lá..E o debate foi muito assim,...Um "cutucando" o outro.
Já no 3º-4º e 5º bloco Jonas dar ênfase a juventude de Barra Mansa-RJ quando cita palavras nossas, que são as crianças e depois jovens trabalhadores que pretendem entrar no mercado de trabalho e as pessoas que pretendem voltar a atuar.
Eu diria que o debate foi bom, um debate simples, já que o Jonas e Inês uniram para atacar o governo.Uma atitude de oposição que acho "válida", primeiro o "inimigo" em comum, depois é entre agente a dispusta.Por fim, tanto nas réplicas e tréplicas tudo do início ao fim saiu verdades que “cutucava” o governo.Se você que ter uma noção melhor mais detalhado do debate apesar da mídia tradicionar gostar de manipular isso, dar uma olhada nos jornais de hoje, estão falando sobre isso.Aqui apenas pontuei algumas coisas .E da próxima vez, vê se você assiste, afinal é o seu futuro nesta cidade que está em jogo.É do seu interesse que os candidatos lá falam.
No quinto bloco...
também foi algo que nosso blog pautou e a Band se ligou aqui no nosso blog quando pergunta a todos quando diz a respeito das drogas em Barra Mansa-RJ.
também foi algo que nosso blog pautou e a Band se ligou aqui no nosso blog quando pergunta a todos quando diz a respeito das drogas em Barra Mansa-RJ.
Jonas pra mim foi o destaque neste bloco até por que repetiu o que falamos, quando disse “devemos implantar uma cultura de prevenção e tratamento”...Veja aqui
Zé Rentato foi de fato o destaque negativo, falou de forma genérica e tentou tirar o dele da reta afirmando que é no país todo e etc..
Inês ficou mais neutra em suas palavras, falou de programas do Governo Federal em prol de acabar não apenas com o crack mas todas as drogas.
Só para você vê uma coisa, eu separei um trecho...
Só para você vê uma coisa, eu separei um trecho...
Em um dos blocos o Zé diz que a falta de empresas na cidade também é a questão geográfica..É mole?
Veja que eu disse sobre algo igual aqui, para o perfil Pensar Barra Mansa a um tempinho atrás,quando estavamos em debate sobre.
Veja que eu disse sobre algo igual aqui, para o perfil Pensar Barra Mansa a um tempinho atrás,quando estavamos em debate sobre.
É uma postagem grande e com link em vários momentos, para você ler bem eu não vou publicar mais nada hoje e manhã cedo estamos cheios de novidades de novo.