Meu camarada Marquinho, presidente da Associação de Moradores do Paraíso de Cima em entrevista ontem na Tv Rio Sul.Assista Aqui o Vídeo

Em Barra Mansa, 165 famílias que vivem em condições precárias, no bairro Paraíso, esperam desde 2002 pela entrega de casas populares. A prefeitura prometeu recomeçar as obras este ano. Mas até agora nada aconteceu.

É nesse pequeno cômodo que dona Célia, de 68 anos, mora. A construção de madeira seria provisória. Seria.

- Prometeram uma casa para todos os moradores daqui. Alguns até já foram embora, outros já morreram e até hoje as casas não saíram - contou a dona de casa Célia Rodrigues da Paixão.

A promessa já dura quase dez anos. Enquanto isso, 165 famílias vivem nesse assentamento no bairro Paraíso. De belo, só o nome, porque as condições são precárias.

- Eu deveria estar morando nas casinhas, nas casinha que foram prometidas. E nós estamos aguardando as casas saírem, né - disse Sebastião Adriano, aposentado.

A espera é pela entrega dessas casas, em um terreno próximo. As obras fazem parte de um convênio entre os Governos Municipal, Estadual e Federal.

O problema começou em 2002. A maioria das casas, de quatro cômodos, está sem acabamento. Outras mal começaram a ser erguidas. E a quantidade que existe até agora não é suficiente para as famílias.

- Foram prometidas 165 casas para todas as famílias e até agora, como vocês podem ver, nada foi feito. O que nós temos aqui são apenas 42 casas levantadas, que estão no estado inacabado. E a gente não sabe quando essas casas serão concluídas - explicou o presidente da Associação de Moradores, Marcos Paulo Correa.

Em dezembro do ano passado, uma reportagem exibida no RJTV mostrou o impasse. Na época, a prefeitura disse que as obras, paralisadas em agosto de 2011, iriam recomeçar em janeiro desse ano. Mas as máquinas continuam paradas e os moradores sonhando com um novo lar.

- A gente se sente muito triste, porque há muito tempo a gente esta esperando por isso. E nós não estamos aqui para julgar ninguém, nós não estamos para criticar ninguém, nós estamos querendo as nossas casas - áfirmou a dona de casa Maria das Graças Miguel.

A Superintendência de Obras e Serviços Públicos de Barra Mansa informou que a empresa encarregada de realizar as obras das casas populares no bairro Paraíso reincidiu o contrato. Por conta disso, a Susesp, juntamente com a Caixa Econômica Federal, já está providenciando uma nova licitação, mas ainda não tem prazo para ser realizada.