Foto: Arte: O Dias vésperas da conferência da ONU sobre sustentabilidade, quatro a cada cinco brasileiros — ou 78% — admitiram não saber o que é a Rio+20, que acontece na cidade de 13 a 22 de junho. Mais da metade nem sequer ouviu falar em desenvolvimento sustentável. Apesar disso, o meio ambiente vem subindo bons degraus no ranking de preocupações nacionais. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério do Meio Ambiente.

A pesquisa ‘O que o brasileiro pensa do meio ambiente e consumo sustentável’ mostrou que a maioria sabe o que deve fazer pelo meio ambiente, mas poucos colocam em prática. Mais da metade da população nunca participou de ações ‘verdes’, e os 20% que disseram fazer algo pela natureza só mencionaram cuidados com o lixo. O reaproveitamento de resíduos é apontado como importante para 86%, mas só 48% separam para reciclagem.
Josué Pinheiro de Oliveira, 73 anos, faz parte da minoria: é síndico de edifício na Tijuca e há 21 anos faz questão de separar o lixo de todo os moradores para coleta. “Coloco tudo em saco transparente e não misturo nada para facilitar o trabalho de quem for reciclar”, conta Josué, que mobilizou os condôminos para participar.
De 12ª para 6ª preocupação
A pesquisa — feita pela CP2 com 2.201 pessoas das quatro regiões do Brasil na segunda quinzena de abril — apontou que o meio ambiente subiu do 12º lugar no ranking de preocupações dos brasileiros em 2006, para o 6º, este ano: representando um salto de 6% da população para 13%.
“Em 1992, ano da primeira pesquisa, em uma lista de 10 problemas, o meio ambiente nem era citado. Este deslocamento de importância mostra a conscientização da população em relação à degradação dos recursos naturais”, considera a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira
Paraquedistas simulam ação antiterrorismo na Barra
Mais uma ação contra terrorismo foi simulada ontem por 50 militares da Brigada de Infantaria Paraquedista brasileira, com participação de agentes federais, bombeiros e guardas municipais, além do apoio de helicópteros. Os militares simularam o acompanhamento de um chefe de estado do Riocentro até o HSBC Arena, na Barra da Tijuca, e a retirada dele do local, depois de uma suposta ameaça de explosão de bomba.
Foto: Andre Mourão / Agência O Dia
Josué separa o lixo em seu condomínio. Na Barra, soldados simulam retirada de chefe de estado | Foto: Andre Mourão / Agência O Dia
No local, delegações de mais de 120 países participantes da conferência internacional Rio+20 deverão participar de jantar e show no dia 20 de junho. Nesse dia, o Exército brasileiro terá 300 homens lá dentro.
Segundo as Forças Armadas, militares da Brigada Paraquedista serão responsáveis pelo policiamento ostensivo durante a conferência da ONU do Aterro do Flamengo até o Riocentro, na Barra da Tijuca.
http://odia.ig.com.br/portal/rio/brasileiros-desconhecem-a-rio-20-1.449575