
A pauta de reivindicações da campanha 2012 dos professores federais tem dois pontos principais: reestruturação da carreira docente, prevista no Acordo 04/2011, e que, segundo os professores, não vem sendo cumprido pelo governo federal, com valorização do piso e incorporação das gratificações; e valorização e melhoria das condições de trabalho docente nas instituições federais.
A categoria pleiteia carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35), e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.
Atualmente, o piso é de R$ 557,51 e a malha remuneratória atual não obedece a uma sequência lógica, segundo os professores. A greve está sendo deflagrada porque o governo tem se mostrado intransigente nas negociações sobre a carreira, segundo os professores, e chega ao final do processo de negociação sem sinalizar o atendimento às reivindicações.http://www.focoregional.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?t=Docentes+da+UFF+entram+em+greve+nesta+3%AA+feira&idnoticia=91638