Com a aproximação do inverno, o Hemonúcleo de Barra Mansa teme uma queda no número de doadores em 40%. É que nos meses de junho a agosto a média de 20 doadores/dia cai quase pela metade, conforme explica o assessor técnico do Hemonúcleo, Flávio Marcos Simões.
“Sempre temos uma queda considerável durante as férias escolares, as  festas de fim de ano e o inverno. Realizamos coletas de sangue interna e externamente com um ônibus da Hemorio, da Secretaria de Saúde. Mas, ainda encontramos dificuldade na captação de sangue dos tipos (A-), (B-), (AB-) e (O-)”, explica Flávio, ao informar que o estoque atual da unidade é regular.
A maioria dos doadores é formada por homens, como acrescenta o coordenador. “A maior parte de doadores são do sexo masculino. Existe muito mito sobre doação de sangue e as mulheres, por medo, acabam não doando. Inclusive, o Ministério da Saúde fez uma campanha recentemente para atrair a atenção do sexo feminino. Esperamos que as mulheres se sensibilizem”, reforça.
A doação dura em média 20 minutos e os candidatos passam por uma triagem antes de fazer a doação. Todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança. Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres a cada quatro meses. Os requisitos básicos para doação são: ter idade entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 quilos, não estar em jejum e não ter ingerido bebida alcoólica e alimentação gordurosa 12 horas antes da doação.
Os interessados em doar sangue podem comparecer ao Hemonúcleo de Barra Mansa que fica na Rua Pinto Ribeiro, nº 205 A, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas. Telefone: (24) 3322-8430.