Com uma aula inaugural no Centro Cultural, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, a Fundação CSN inicia segunda, 17, seu mais novo projeto: o Curso Capacitar Galeria de Artes. O curso gratuito tem duração de três meses e seu principal objetivo é criar condições para a inserção de jovens no mercado de trabalho.
A primeira turma terá 30 jovens, oriundos da rede pública de ensino, selecionados por meio de processo seletivo e análise socioeconômica. O Projeto tem o patrocínio da CSN, apoio do Ministério da Cultura, parceria com a prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária e da FEVRE. O curso atenderá também jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas encaminhados pelo DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas)
O curso tem uma grade curricular ampla, que possibilitará ao aluno trabalhar não apenas na montagem e medicação em exposições, mas em várias atividades culturais. As disciplinas são as seguintes: Elementos Básicos da Linguagem Visual, Experimentação e Produção de Imagens, Expografia, Marcenaria, Mediação Arte, Cultura e Público Manutenção e Empreendedorismo.
- A Fundação CSN tem compromisso com a democratização do acesso a formação profissional de qualidade na região. A ETPC realiza cursos de capacitação profissional gratuita e oferece bolsas de estudo em seus cursos técnicos, priorizando candidatos oriundos da rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social. O Hotel-Escola Bela Vista já tem tradição na formação profissional para o setor de serviços. O Capacitar Galeria significa uma nova frente de oportunidade para o jovem se capacitar e ingressar no mercado de trabalho, já que a falta de qualificação é o principal empecilho na busca do primeiro emprego – afirma André Leonardi, Gerente de Projetos da Fundação CSN.
A GALERIA – A Fundação CSN é mantenedora de um dos mais modernos espaços de exposições do sul do Estado do Rio de Janeiro; a Galeria de Artes Fundação CSN. Responsável por um calendário fixo de exposições, oficinas, workshops e palestras, consolidando-se como um importante canal de discussão e aperfeiçoamento artístico e crítico das artes.
A Galeria atende hoje um público amplo, diversificado e assíduo, de diferentes idades e classes sociais. Por meio de Ações Educativas busca de forma dinâmica democratizar o acesso aos códigos da arte e de cultura em geral, com trabalho direcionado à crianças, jovens, adultos, idosos, portadores de necessidades especiais, além de apoio a educadores. São contemplados novos artistas e artistas com reconhecimento regional e nacional. Pela Galeria passam mais de cinco mil visitantes por ano e desse total, a grande maioria se constitui de alunos e professores de escolas públicas previamente agendadas.
http://www.folhadointerior.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?t=FUNDA%C7%C3O+CSN+INICIA+PROJETO+CAPACITAR+GALERIA&id=37217