Foi lançada oficialmente, ontem, dia 3, a exposição itinerante “Paraíba do Sul: Um Rio de Histórias”, com material produzido pelo fotógrafo Rafael Wallace, da Comunicação Social da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) e do jornalista Romildo Guerrante. A mostra segue até a próxima sexta-feira, dia 6, e está sendo realizada no Centro Educacional Integrado Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva (CEI), que funciona no Ciep Bom Pastor. A abertura do evento contou com a presença da secretária de Educação Silvia Victória Coutinho, da vice-prefeita, Ruth Coutinho, da diretora do CEI, Ivete Gama, professores e alunos da unidade.
De acordo com a secretária de Educação, é com muito orgulho que o município acolhe a exposição da Alerj, tendo em vista sua grande importância na conscientização e educação ambiental dos alunos e comunidade. “Estamos muito satisfeitos em receber essa exposição, que fala de um rio muito importante, que é o Rio Paraíba do Sul, que hoje abastece cerca de 12 milhões de pessoas. Essa é uma ótima oportunidade de percebermos a beleza do Rio Paraíba e nos conscientizarmos de que devemos preservá-lo e nunca jogar lixo, nem qualquer outro tipo de material poluente em seu leito”, ressaltou Victória, ao acrescentar que o evento também contará com a exposição “Olhares do Rio Paraíba do Sul”, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Já a vice-prefeita, Ruth Coutinho, falou aos participantes sobre a necessidade das autoridades se preocuparem com as questões ambientais, contudo, sempre contando com o apoio da sociedade. “O meio ambiente não depende só dos governantes, depende de todos nós. Cada pessoa, como cidadão, deve fazer a sua parte e buscar melhorar cada vez mais as condições ambientais. O rio é fonte de vida, no entanto, muitas pessoas ainda não se conscientizaram disso. Parabéns a escola por ter aceitado a exposição e por estar incentivando a educação ambiental dos alunos”, comentou Ruth.
Já a diretora do CEI, Ivete Gama, agradeceu a Secretaria de Educação pelo apoio que vem recebendo durante suas ações e também comentou sobre a exposição. “É um prazer receber essa exposição na escola, já que ela vem salientar a importância da preservação ambiental. Quero agradecer a Secretaria de Educação pelo apoio que sempre nos dá e por acreditar no nosso trabalho”, disse a diretora. Ao final do evento, houve uma apresentação da Banda de São Sebastião, que tocou um poema sinfônico sobre o Rio Paraíba, composto pelo músico Gilberto da Cuíca, com regência do maestro Magé.
Exposição – A exposição “Paraíba do Sul: Um Rio de Histórias” é um alerta sobre a importância deste rio, que cruza 37 municípios do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, tendo sido responsável pelo desenvolvimento de muitos deles. O rio passa por 17 cidades fluminenses, é o mais importante do estado como fonte de água, trabalho e alimento. Além disso, é fonte de energia e serve de lazer para milhões de cidadãos nos seus 500 quilômetros de extensão.
Foi com o objetivo de alertar o cidadão sobre a necessidade de preservação deste patrimônio natural, que beneficia diretamente mais de 12 milhões de pessoas, que a Alerj abriu as portas do Palácio Tiradentes para a exposição. No mês de abril, a mostra foi realizada no Saguão Getúlio Vargas e até o mês de junho será itinerante, passando por dez municípios do Estado.