erminam hoje as inscrições para quem deseja ser voluntário na quinta edição dos Jogos Mundiais Militares. Os organizadores do evento, que acontecerá entre os dias 16 e 24 de julho, estão selecionando jovens maiores de 18 anos para ajudar a recepcionar 6 mil atletas de 110 países, além de 2 mil treinadores e comissões técnicas que virão ao Rio.

Os Jogos da Paz serão os primeiros de uma série de grandes eventos esportivos que a cidade vai sediar até os Jogos Olímpicos, em 2016. O Rio receberá em cinco anos os três maiores eventos esportivos do planeta.

ENSINO MÉDIO

Além da idade mínima completa em 30 de junho de 2011, os candidatos devem estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio; ter disponibilidade de tempo para o treinamento, e conhecimento de outro idioma, preferencialmente o inglês. Jovens que falem outras línguas devem levar vantagem sobre os demais. A organização dos jogos espera selecionar candidatos que saibam falar espanhol, francês, árabe, alemão e japonês. Os voluntários bilíngues vão trabalhar na recepção ao público, nas Vilas de Atletas, no atendimento à imprensa mundial, durante a premiação, na hospedagem, nos treinamentos e arbitragem.

Entusiasmo e disposição serão fundamentais. Os voluntários vão atender atletas, dirigentes, espectadores, imprensa, turistas e visitantes. O candidato passará por treinamento a distância pela Internet e presencial, uma semana antes dos jogos, de acordo com a atividade de cada um.

Todos receberão vale-transporte, alimentação, uniformes, certificado de participação e brindes do evento. Os candidatos poderão se cadastrar no portal oficial dos Jogos Rio 2011 (www.rio2011.mil.br).

Para ganhar experiência

O trabalho voluntário oferece a oportunidade de praticar um idioma estrangeiro com pessoas do mundo todo e conhecer de perto como funcionará a organização de um megaevento esportivo. Os Jogos Mundiais Militares serão a maior competição militar das Américas.

Os voluntários também terão a chance de conhecer atletas e personalidades de destaque internacional que vão brigar por medalhas em esportes individuais, coletivos, militares e de combate. Militares que estão na reserva também podem participar.
Fonte:O Dia