INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Após tomar ciência de que o Brasil iria ganhar mais 150 escolas técnicas profissionalizantes, de acordo com edital publicado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2005, a direção da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), sob a presidência de José Luiz de Sá, entrou na disputa com mais de 5 mil municípios brasileiros e foi a Brasília defender os interesses de Volta Redonda. Um projeto foi apresentado, destacando a importância para a cidade e região da instalação de uma escola técnica federal, gratuita, para a formação dos jovens que o mercado em crescimento precisava. A disputa foi ganha para Volta Redonda.
“Nós apostamos numa escola técnica e ganhamos duas, uma escola técnica que também é uma universidade, pela qualidade do ensino que oferece e pelos cursos de formação dos professores para educação básica nas áreas de Física e Matemática”, apontou José Luiz Sá, que destacou o apoio dado à instituição pelo prefeito Antonio Francisco Neto. Novas parcerias foram feitas pela fundação com a instalação de um campus do Instituto Técnico Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) em Volta Redonda, beneficiando os jovens que buscam formação profissional, tudo gratuitamente.
INVESTIMENTOS - A direção geral do campus de Volta Redonda pretende desenvolver, na terceira fase das obras no IFRJ - que serão iniciadas no 1º semestre de 2011 - a construção do espaço do Laboratório Didático-Metodólogico, que tem como objetivo promover estudos, discussões, atividades e cursos voltados para a prática pedagógica em ensino de Ciências e Matemática, servindo como um espaço de produção e de disseminação de conhecimentos na área e para centralizar os equipamentos de mídia (câmera fotográfica, filmadora, computador, projetor Multimídia, entre outros) empregados nas pesquisas desenvolvidas pelos docentes e alunos de futuros projetos na área.
Além disso, o campus irá construir um auditório com 150 lugares e uma biblioteca especifica para a pós-graduação, além de salas de estudo para os alunos da pós-graduação.
Aliada à construção do Laboratório Didático-Metodológico, a direção do campus Volta Redonda do IFRJ está participando do projeto de implantação do Centro de Ciências e Cultura de Volta Redonda, em parceria com a Prefeitura. Este espaço é destinado à apresentação de trabalhos científicos e culturais, que serão disponibilizados para alunos, professores e comunidade em geral, com o objetivo de divulgação científica, desenvolvimento de pesquisas, e ainda participar do itinerário de exposições de outras instituições de divulgação cientifica em Volta Redonda.
IFRJ - O campus Volta Redonda do IFRJ foi inaugurado em agosto de 2008 e funciona atualmente nos turnos vespertino e noturno, atendendo cerca de 600 alunos. Hoje a instituição oferece à comunidade cursos técnicos de nível médio e cursos superiores, de graduação e pós-graduação, sendo cinco cursos técnicos - Automação, Metrologia, Finanças, Comércio e Vendas; dois cursos superiores de Licenciatura - em Física e em Matemática; um curso de pós-graduação; Aperfeiçoamento em Ensino de Ciências e Matemática e um curso de extensão em Ensino de Língua Portuguesa.
“A próxima meta é oferecer, em agosto de 2011, o curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática para ampliar a atuação do IFRJ - campus Volta Redonda no atendimento das demandas locais em relação à formação continuada dos professores de Ciências e Matemática. A importância de uma instituição como a nossa, na região Sul Fluminense, é caracterizada pela oferta de ensino de qualidade e gratuito”, afirmou Aline Moraes da Costa, da Coordenação de Extensão do IFRJ (campus Volta Redonda).
Fonte:Folha do Interior