Termina nesta terça-feira, dia 15, o prazo para o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2011, em cota única e para a primeira parcela para quem preferiu dividir o pagamento do imposto. Os carnês para pagamento começaram a ser entregues no final do mês passado e a Prefeitura estima-se que cerca de 60 mil contribuintes tenham recebido o boleto dentro do prazo. O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, ressaltou a importância do pagamento do imposto. “Agradeço a população que tem sido sensível e entendido a importância de se pagar o IPTU. Com isso, o valor arrecadado volta em manutenção e melhorias para a cidade”, explica Zé Renato.

Segundo o secretário de Fazenda, Carlos Magno Machado Carvalho, a inadimplência caiu bastante nos últimos anos. “Os contribuintes estão mais atentos e conscientes. Em 2010, arrecadamos cerca de 10% a mais do valor total arrecadado em 2009”, informou.

- A partir do momento em que a população entendeu a importância de se pagar o imposto, a inadimplência caiu e pudemos investir mais na cidade e na melhoria da qualidade de vida dos moradores. Além disso, entre as cidades da região, Barra Mansa é o município em que o valor do IPTU é mais acessível e o que oferece mais descontos – afirmou o prefeito Zé Renato.

Sobre as expectativas com a arrecadação deste ano, Carlos Magno acrescentou que espera manter o ritmo de crescimento. “Com o acréscimo de 10% na arrecadação do ano passado, esperamos que em 2011 mais pessoas percebam a importância do imposto e contribuam. Nossa meta é manter um crescimento de 10% ao ano”, conclui.

Os contribuintes que pagarem o imposto em cota única terão desconto de 30%. Já as pessoas que optaram pelo pagamento parcelado terão 15%. O pagamento do IPTU pode ser feito em qualquer agência bancária (com exceção do Unibanco), caixas eletrônicos, casas lotéricas e pela Internet. Quem não receber os carnês até o vencimento deve procurar a Gerência de Arrecadação Fazendária, no térreo do Centro Administrativo, e retirar a segunda via. A Gerência funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min. Para mais informações, a população pode ligar para o telefone (24) 2106-3422.


Isenção IPTU - Existem oito tipos de isenções de IPTU. Os contribuintes imunes, os que possuem a isenção total e os que tem redução de 5, 10, 15 ou 50% no imposto. Estão imunes ao pagamento do IPTU os templos religiosos, partidos políticos, escolas, sindicatos e entidades de assistência social, sem fins lucrativos, teatros e prédios tombados.

Estão isentos do pagamento de IPTU os aposentados e pensionistas com renda menor que três salários mínimos, ex-combatentes, federações das sociedades desportivas, imóveis cedidos à Prefeitura, entidades representativas da população, sociedades desportivas, reserva florestal, proprietários de imóveis cuja área construída seja inferior a 70m², que tenham rendimentos inferiores a três salários mínimos por mês e residam nele. Além disso, os Portadores de Necessidades Especiais (PNE) proprietários de um único imóvel e que residam no estabelecimento têm isenção do imposto. Já os contribuintes com uma única propriedade em seu nome no município, que residam nele e estejam com o imóvel regular podem ter 50% de desconto.

Para ter direito às isenções para 2012, o contribuinte deverá requisitar o benefício junto à Prefeitura até 31 de agosto deste ano, não possuir débitos anteriores, estar regularizado no Cadastro Imobiliário Municipal e apresentar cópias da Carteira de Identidade, CPF, do carnê de IPTU do ano anterior, e dos comprovantes de rendimentos recebidos fornecidos pelo INSS e governos Federal, Estadual ou Municipal.