Os alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental que estudam na Escola Municipal Paulo Basílio, localizada no bairro Vila Nova, estão sem professores para as disciplinas de matemática, português, inglês e educação física desde o início das aulas, em 7 de fevereiro.
De acordo com a técnica em enfermagem Luzinete Ramos de Souza, 38, mãe de um estudante do sexto ano, como a escola não libera os estudantes mais cedo e as demais aulas não são adiantadas, os estudantes chegam a esperar uma hora e meia sem fazer nada até a próxima disciplina.
- Meu filho me contou que eles ficam esse tempo vago esperando na sala de aula ou no pátio e que às vezes algum funcionário da escola fica na sala com eles e passa algumas continhas, para que as crianças não fiquem sem fazer nada. O problema é que essa pessoa não é professora, o que não adianta nada, já que eles ficam sem as disciplinas do mesmo jeito - disse.
Luzinete acrescentou que seu sobrinho, estudante do sétimo ano, também tem algumas horas vagas e que com isso as crianças estão com o programa de ensino atrasado. A técnica em enfermagem questionou o fato de a prefeitura ter realizado concurso com vagas para professores no ano passado e mesmo assim a escola se encontra sem os profissionais.
- A diretora da escola é muito boa e não está nas mãos dela. O que ela podia fazer já foi feito, ela só podia solicitar os professores. Sei que o tempo de chamada é demorado, mas pela época em que o concurso foi realizado é uma irresponsabilidade estarem chamando os professores ainda. Isso deveria ter sido concluído no período de férias e agora as crianças estão sendo prejudicadas com a falta de disciplinas como português, que fazem parte da base da educação - falou.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que os professores que passaram no concurso público, realizado em 2010, estão em processo admissional. Mas que na semana que vem eles vão começar a atuar na unidade escolar.
Fonte:Diário do Vale