A Educação de Barra Mansa foi representada no Rio de Janeiro, no final da última semana, pela estudante Mayara da Silva Canil, de 16 anos. A jovem, que cursa o 9º do Ensino Fundamental no Colégio Municipal Marcelo Drable, levou o 3º lugar na premiação do concurso Estadual de Texto e Imagem: “O Petróleo tem que Ser Nosso”, patrocinado pelo Sindpetro (Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro). Portadora de deficiência auditiva, a aluna recebeu a premiação na noite da última sexta-feira, dia 25, acompanhada da diretora da escola, Valéria Cristina Lopes Negrão, da secretária de Educação, Sílvia Victória Coutinho e da vice-prefeita, Ruth Coutinho, na ocasião representando o prefeito Zé Renato.
O concurso, que foi voltado para todos os estudantes, da Pré-Escola ao Ensino Médio das escolas do Rio de Janeiro, teve como objetivo desenvolver a reflexão sobre a necessidade da construção de um projeto popular para o país, a partir da exploração consciente do petróleo, com controle social. Nesse processo, como explicou a secretária de Educação, destacou-se também a preocupação com questões ambientais e a necessidade do desenvolvimento de uma nova matriz energética baseada em energias limpas e a destinação dessa exploração para a resolução de problemas do país nas áreas de saúde, educação, moradia, reforma agrária, entre outras.
- Ficamos muito orgulhosos por ter uma aluna, portadora de uma deficiência, vencedora desse concurso que traz a discussão de um assunto tão importante para todo o país. Esse resultado é o reflexo do trabalho realizado por toda equipe do Colégio Marcelo Drable, que é uma escola inclusiva e que, no dia-a-dia, desenvolve um belo trabalho com portadores de deficiências. Em especial, parabenizamos a Mayara, que teve a criatividade de fazer o desenho do mapa do Brasil com um poço de petróleo ao centro, e vários olhos em volta, representando outros povos que também se interessam pela riqueza da nossa pátria – enfatizou Victória.
Já a diretora do Colégio Marcelo Drable ressaltou que a participação da escola em concursos sempre tem refletido em bons resultados, além de servir de estímulo para os alunos. “O colégio tem uma boa representação em todos os projetos que nos apresentam e esse, em particular, nos deixou muito felizes e orgulhosos. Parabenizamos o empenho dos professores e dos alunos e esperamos alcançar o mesmo sucesso em outros projetos e iniciativas”, observou Valéria.
Por meio de uma intérprete, a aluna falou sobre a emoção de ter conquistado a premiação, que lhe garantiu um vale-livros no valor de R$ 250. “Fiquei muito ansiosa antes de chegar o dia a premiação. Hoje, estou muito feliz e emocionada por estar aqui representando a minha cidade e o colégio onde estudo”, disse a aluna, que foi convidada a entoar o hino nacional na linguagem de sinais, durante a cerimônia de premiação.
Representando o prefeito Zé Renato, a vice-prefeita Ruth Coutinho ressaltou que o concurso serviu como mais um incentivo para que o município invista em Educação, como vem fazendo nos últimos anos. “Esse resultado nos mostra o quanto Barra Mansa está alcançando uma Educação de qualidade e o quanto é importante investirmos nessa área. A direção, os professores do Marcelo Drable e a Mayara estão de parabéns”, concluiu a vice-prefeita.