Cerca de 80 profissionais que atuam em unidades de saúde de Barra Mansa e no Hospital da Mulher estão passando por uma capacitação bastante especial nos próximos dias 9 e 10 (quarta e quinta-feiras), às 14 horas, no auditório da Secretaria de Saúde. É que eles estão sendo preparados para atuar nas ações do Pré-Natal Masculino, projeto que será implantado no município com o objetivo de dar sequência à Política Nacional de Saúde do Homem, criada em 2009 pelo Ministério da Saúde. A previsão é que o projeto seja iniciado ainda esse mês, após essa capacitação .

A proposta consiste em aproveitar o momento de sensibilidade pelo qual o homem passa quando a esposa engravida e convidá-lo a acompanhar a companheira e incentivar sua participação, além de estimulá-lo a cuidar da própria saúde, como explica o prefeito Zé Renato. “Nós sabemos que o homem não se cuida tanto quanto a mulher, por isso estamos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e estamos criando novos projetos para poder facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde. Além disso, convidamos o pai a estar presente na vida da criança mesmo antes dela nascer e esperamos que esse cuidado se estenda por toda a vida”, destacou.

De acordo com o coordenador do Programa de Assistência Integral de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Rômulo Alves Rigotti, a cada 10 pessoas que procuram o atendimento médico, apenas dois são homens. “Atualmente, 80% da nossa demanda é feminina, sobretudo em relação à prevenção. O percentual de homens que procura o atendimento médico, na maior parte dos casos, está relacionado à remediação, ou seja, os homens procuram o médico quando já estão com sintomas de doenças e em muitos casos em estágio avançado”, explicou.

Durante o Pré-Natal Masculino, os pacientes serão atendidos principalmente em questões ligadas ao álcool e outras drogas, obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Aqueles que tiverem mais de 40 anos poderão fazer o exame de PSA, de prevenção ao câncer de próstata. “Inicialmente vamos oferecer esses exames, mas de acordo com cada caso e existindo a necessidade de realizar outros tipos de procedimentos, é claro que vamos atender. O importante é levar o homem ao consultório e diante do diagnóstico que apresentar, tomar as medidas para garantir sua saúde”, explicou secretário de saúde, Wilton Néri.