Presidente do Conselho Gabriel Medina convoca jovens brasileiros e ressalta a importância do engajamento político.

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) deu início às atividades visando a 2º edição da Conferência Nacional de Juventude, prevista para acontecer em 2011, e chama todos os interessados para agitar a conscientização da participação do jovem nas transformações políticas brasileiras. Ressaltando as conquistas da primeira Conferência realizada em 2008, o presidente do Conjuve, Gabriel Medina, prevê os desafios para o evento deste ano.

“A 2ª Conferência deve disparar uma discussão nos movimentos, organizações, redes e fóruns de juventude para a construção de uma pauta unificada da juventude que ajude a consolidar um calendário de lutas para o próximo ano. Sem luta social organizada, sem pressão política, dificilmente avançará a Política Nacional de Juventude”, afirmou em artigo.

Entre os principais temas que devem permear os debates estão o aprofundamento do Plano Nacional de Juventude e o Estatuto da Juventude, ambos em trâmite no Congresso, além do Plano Brasil 2022, documento criado no governo Lula e que estipula metas para daqui dez anos. Também ganham relevância as sugestões quanto ao financiamento e melhorias na Educação com o novo PNE e a utilização do Fundo Social do Pré-Sal, bandeiras prioritárias do movimento estudantil.