Com o objetivo de atender os doadores que estão participando da campanha da Guarda Municipal (GM) de Volta Redonda, "Gincana do Sangue Azul", e que devido ao trabalho não tem tempo para realizar a doação em outros dias, o banco de sangue do hospital São João Batista (HSJB) excepcionalmente funcionou neste sábado (26) no horário de 8 às 12h, para atender cerca de 27 doadores, provenientes de uma instituição filantrópica da Vila Rica, em Três Poços e de uma Igreja Evangélica do Padre Josimo.
Segundo Wagner Alves, que faz parte do corpo de obreiros da Casa de Oração Pentecostal Vida Nova, em Padre Josimo, cerca de 10 membros da igreja compareceram ao núcleo neste sábado atendendo uma solicitação do Pastor Carlos Augusto que também é inspetor da GM.
- O nosso grupo compareceu neste sábado porque trabalha durante a semana, mas já compareceram outros membros da igreja em outros dias, totalizando mais de 30 doadores entre membros e visitantes. Achei a campanha muito boa pois está despertando na população a importância de se doar sangue. Já doei sangue antes mas para a maioria é a primeira vez, doar sangue é se doar para o próximo - conclui Wagner.
De acordo com a enfermeira Cristina Guimarães Nascimento, coordenadora do núcleo de hemoterapia de Volta Redonda, as campanhas isoladas como essa criada pela GM em comemoração aos seus 56 anos e como outras que ocorreram no ano passado são muito importantes para manter o estoque de sangue do hemonúcleo abastecido, devido a grande demanda de sangue na região.
Atualmente o banco de sangue do HSJB é responsável por atender além dos pacientes da própria unidade, também abastece ao hospital municipal do Retiro, hospital municipal de Pinheiral, hospital municipal de Piraí, além de atender aos pacientes de SUS(Sistema Único de Saúde) internados no hospital Santa Margarida e no hospital Hinja.
- A grande importância desta campanha é conscientizar os doadores para que retornem a doar, no caso das mulheres a doação pode ser feita a cada três meses e os homens a cada dois meses. Para se tornar um doador os voluntários devem ter entre 18 a 65 anos, e pesar mais de 50 quilos, além de estar bem de saúde - esclarece.
Segundo o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, a intenção desta campanha que foi criada em comemoração ao aniversário de 56 anos da Guarda Municipal de Volta Redonda, comemorado em 9 de fevereiro, foi aumentar a quantidade de sangue coletado no hemonúcleo, incentivando a doação de sangue junto à população.
A campanha conhecida como gincana do sangue Azul teve início no dia 1º de fevereiro e se encerra na próxima segunda-feira, dia 28. Até a sexta feira passada, dia 25, já foram realizadas cerca de 315 doações de sangue, por pessoas ligadas às associações de moradores, entidades filantrópicas, centros espíritas, igrejas católicas e evangélicas, faculdades, entre outras parcelas importantes da sociedade, além dos guardas municipais e vigias patrimoniais.
Para a enfermeira Cristina, graças a esta campanha, o banco de sangue está com o seu estoque de sangue satisfatório, com sangue de todos os tipos e fatores. A duração deste estoque vai depender da demanda dos hospitais abastecidos pelo hemonúcleo, mas com certeza este estoque basicamente garante um carnaval tranquilo e sem problemas de sangue.
Fonte:DiáriodoVale