Marcadas para hoje, as inscrições para o 1° ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Uerj (CAp) foram suspensas por tempo indeterminado. A universidade aguarda parecer da juíza Geórgia Vasconcellos, que vai analisar a legalidade da suspensão do primeiro sorteio para as vagas, ocorrido em novembro. Enquanto a decisão não sai, responsáveis temem não conseguir matricular as crianças a tempo.

O segundo sorteio, feito dia 8, foi suspenso graças a um mandado de intimação. A primeira seleção de vagas foi suspensa pelo reitor da universidade após ter sido considerada injusta por alguns pais. De acordo com o diretor do CAp, Miguel Tavares Mathias, a orientação do setor jurídico da universidade é aguardar parecer da Justiça antes de abrir as matrículas.

AULAS COMEÇAM DIA 28

A previsão para o início das aulas permanece a mesma: 28 de fevereiro. O Tribunal de Justiça não divulgou prazo para a decisão. A filha da técnica em radiologia Karina Freitas Monteiro, 31 anos, Eduarda Braun, 6, foi selecionada nos dois sorteios, por isso, ela não matriculou a menina em nenhuma unidade. Ela teme que o impasse não seja resolvido e que Eduarda tenha defasagem escolar no ano em que vai aprender a ler.

Karina já gastou R$ 100 com uniforme e material, mas não sabe se vai usar. “Minha filha está apreensiva, pois vê todas as amigas indo para escola, menos ela. Ia matriculá-la em uma escola da rede municipal, mas desisti depois que ela foi selecionada no CAp”, declara. Procurada, a Uerj não se manifestou sobre nova data para matrícula.
Fonte:O Dia