Barra do Piraí, Barra Mansa, Valença e Volta Redonda estarão presentes na maior bolsa de negócios da moda da América Latina, o Senac Rio Fashion Business, que acontece entre os dias 10 a 13 de janeiro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A oportunidade é única para a realização de negócios e ainda de mostrar as novidades do Sul do estado para a coleção Outono-Inverno 2011.
A iniciativa do Sistema Fecomércio-RJ pela criação de Núcleos Criativos tem o intuito de apoiar a inserção da moda carioca e fluminense junto aos milhares de compradores nacionais e internacionais presentes à bolsa de negócios. Em maio, na mostra Primavera-Verão, os núcleos eram oito, agora cresceram para 12. De Valença, a representante será Cris Silvares, levando a moda feminina, juntamente com a Dona Chica, de Volta Redonda. A Amparo Brasil vai representando Barra Mansa e a Fiz de Contas, de Maria Inês Lavinas, de Barra do Piraí, é um dos grandes exemplos da sustentabilidade, com a transformação de sobras do setor têxtil e de confecção em belas peças artesanais.
O sucesso é garantido, tanto que depois de participar da última edição, a Lila Bolsas e a Florarte, Ação Social da Retalhos da Moda, de Valença, preferiram não participar desta edição devido ao grande número de encomendas e pedidos de parceria, visando cumprir os compromissos assumidos. Paula Ardo também optou por cuidar de novas lojas de bijus no país.
ESTRUTURA
Visando atender e corresponder ao sonho de todo micro e pequeno empresário da moda por um lugar na vitrine da bolsa de negócios, o número de marcas saltou de menos de 40 para mais de 50. O mercado de roupas e acessórios do Rio de Janeiro é o terceiro empregador do estado e o segundo no Brasil, responsável por mais de três milhões de empregos formais. O Senac Rio Fashion Business é realizado e organizado pela Dupla Assessoria e a Escala Eventos, com patrocínio master do Senac Rio e patrocínio do Sesc-RJ, Sebrae-RJ e Correios. Conta ainda com apoio institucional do Sistema Fecomércio-RJ, que investiu R$ 16 milhões nesta 17ª edição, com a mostra Outono-Inverno 2011, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro, além do apoio do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais, do Sistema Ajorio e da Rio Marina da Glória.
Nesta edição os visitantes contarão com a estreia do Núcleo de São Gonçalo, o de Tecidos e Vestuário do Município do Rio de Janeiro, o de Angra dos Reis e o de Nova Friburgo.
NÚCLEOS
O Núcleo Criativo, que reúne os sindicatos de comércio varejista das duas regiões do Médio Paraíba, Três Rios e Miguel Pereira, traz de volta três marcas de Três Rios que fizeram sucesso, em maio, na mostra Primavera-Verão do Senac Rio Fashion Business: a Femme Sensuelle, de Luciene Moreira. Além da delicadeza da lingerie, apresentará roupas no estilo homewear, e Bethania Lima traz sua coleção de moda feminina; e a Zanatta+ estreia com sua linha de bolsas. De Miguel Pereira, a Flower Creation volta com sua linha de camisaria feminina e masculina. Já o Núcleo Criativo Sul Fluminense, que reúne a representação dos Sindicatos do Comércio Varejista de Angra dos Reis já garantiu a estreia de duas marcas e deve confirmar uma terceira. A Vicentini mostrará suas bolsas no estilo de patchwork. A Grimauri aposta na homewear, a moda dos tempos de conexão pela Internet para pessoas que trabalham em casa, mais descontraídas, mas não querem fazer feio em rápida saída às ruas.
AMPLIAÇÃO
De acordo com a Fecomércio, existe a intenção de ampliação do projeto este ano visando fomentar o maior número de empresas nas diversas regiões do estado do Rio, promovendo ao longo do ano um processo de seleção e capacitação, que inclui a preparação de empresas em temas. A cada trimestre, haverá workshops em grupo, que poderá ser ampliado em cada região, com o objetivo de gerar mais emprego e renda nas empresas das regiões do estado do Rio inseridas na cadeia de moda.
Fonte:A Voz da Cidade