O Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira está com 150 vagas abertas para cinco cursos profissionalizantes na área da construção civil. Os cursos são de pedreiro, carpinteiro, pintor, serralheiro de alumínio e eletricista predial. Os interessados devem ter a pelo menos a quarta série e podem se matricular na sede da instituição, que fica na Rua Pedro Lima Mendes, 485, no bairro Aero Clube. É preciso apresentar uma foto 3 x 4, originais e cópias da carteira de identidade e do CPF, comprovante de residência e declaração de escolaridade. O horário de inscrição é de 8 às 11h30min e 13h30min às 17h30min. As aulas acontecerão a partir do dia 7 de fevereiro, com carga horária de 150 a 200 horas, dependendo do curso escolhido.
Os cursos gratuitos são promovidos pela Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial), Sinduscon (Sindicato das Empresas da Construção Civil), Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Ifet (Instituto Federal de Educação Tecnológica). A iniciativa faz parte de um projeto da administração municipal de investir em qualificação profissional dos jovens para garantir geração de emprego e renda. Além de beneficiar os alunos, que agora têm mais acesso a oportunidades de emprego e poderão conseguir melhores salários, o projeto ainda está ajudando a reduzir o déficit de mão de obra qualificada em diversos setores.
O Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira foi inaugurado em julho de 2010. Funciona num galpão com cerca de 1,8 mil metros quadrados, que foi totalmente reformado para abrigar cursos na área da construção civil. O investimento foi de R$ 164 mil para a implantação de banheiros, vestiários, salas de aulas e laboratórios para a parte prática dos cursos.
Em BM, cursos têm em média 60 vagas
Em Barra Mansa estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social). Os beneficiários do programa Bolsa Família são o público-alvo e têm até o fim do mês para procurar um dos cinco centros de referência mais próximo de casa para se inscrever. As aulas também começam em fevereiro. "As vagas dos cursos profissionalizantes são destinadas aos jovens e adultos beneficiários do programa do federal e as aulas de futebol, futsal e as recreações infantis são para as crianças. Mas, havendo vaga para os cursos, as pessoas interessadas das comunidades vizinhas ao bairro em que o Cras está instalado também são beneficiadas. Queremos atender todas as pessoas interessadas", avisa a coordenadora dos centros, Carmem Lúcia Ferreira.
Serão cerca de 60 vagas para cada curso oferecido. As turmas são em dois horários: de manhã (8 às 12 horas) e à tarde (14 às 17 hora)s. Os cursos oferecidos são de cabeleireiro, manicure, culinária, garçom, canto-coral e artesanato com aulas de macramê, crochê, ponto cruz, tricô, vagonite, pintura em tecido, biscuit, decupagem e patchwork.
No final do mês passado, Barra Mansa formou 300 alunos dos cursos profissionalizantes. Somente os que estão no curso de corte e costura é que vão terminar este ano, pois as aulas começaram no segundo semestre de 2010. Os Centros de Referência estão localizados nos bairros Vila Coringa, Getúlio Vargas, São Pedro, Paraíso de Cima e Vila Natal (Paraíso de Baixo).