Vall Santos realiza contação de histórias do livro “Domingo na Roça”, sobre suas memórias como um menino quilombola, em evento gratuito dedicado às tradições africanas e afro-brasileiras.
O Templo do Orixá Exu: Egbé Òrìsà Elégbárá Atèlé Elédàá, com atividades em Feira de Santana desde 2021, realiza nos dias 17 e 18 de janeiro de 2026 a segunda edição do “Festival da Cultura, Memória, Leitura e Saberes Ancestrais”, com entrada gratuita e aberto a toda comunidade. “Nosso foco é a celebração do Orixá Exu e dos demais Orixás, Irumolés e Encantados, como proposta de conhecer as divindades para o exercício do bem- viver em comunhão e harmonia com a sociedade e os outros seres da natureza, explica o Alaxé Denilson Lima Santos, Èṣùkúnlé fundador do Templo e Ponto de Memória Certificado pelo Governo Federal.
A programação cultural para o fim de semana do 17 e 18 de janeiro de 2026, em Feira de Santana, terá palestras com Cris Truka e Iago Gomes, sarau poético com Marina Lima, contação de histórias para crianças com Vall Santos, oficinas literárias, rodas de conversa sobre saberes locais com Dinho Vaqueiro, shows de Vedeta e os Feras do Samba, que encerram o evento no domingo, com uma roda de samba.
Sobre a contação de histórias para crianças com Vall Santos, autor do livro “Domingo na Roça”, a publicação foi lançada em dezembro de 2025, na celebração do Centenário de Mãe Stella de Oxóssi e teve as vendas de sua 1ª edição praticamente esgotadas - restando apenas 8 exemplares - que serão disponibilizados para compra no evento, a preço promocional.
“Mesmo sendo especialmente dedicado às crianças, “Domingo na Roça” tem valor poético para leitores de qualquer idade. Abordamos de forma sutil temas primordiais como o convívio em comunidade, a ancestralidade, o cuidado com o meio ambiente e o respeito aos mais velhos. Nosso próximo passo será lançar a versão em audiolivro, pensando nos aspectos da acessibilidade, da pré-alfabetização e no hábito da contação de histórias na hora de dormir, para termos assim um maior alcance na preservação da memória quilombola”, afirma Vall Santos.
A obra conta com direção criativa da gestora cultural premiada Aryane Sánchez e com ilustrações de Don Guto, artista de Feira de Santana, assim como Vall Santos. “Tive a responsabilidade de recriar paisagens que não existem mais nos dias de hoje e vivem apenas nas recordações dos que passaram por lá, anos atrás. E quis transmitir também as sensações da curiosidade, leveza e entrega total ao acalanto que só as crianças possuem”, afirma Don Guto.
SERVIÇO:
II Festival da Cultura, Memória, Leitura e Saberes Ancestrais no
Templo do Orixá Exu: Egbé Òrìsà Elégbárá Atèlé Elédàá - Feira de Santana.
Dias: 17 e 18 de janeiro de 2026, sábado (9h às 20h) e domingo (9h às 15h).
Endereço: Loteamento Eco Residence, Água Grande, Feira de Santana, Bahia.
Veja como chegar: https://maps.app.goo.gl/H2AvWQuSuQSVWDt46
Classificação indicativa: livre
Entrada: gratuita e por ordem de chegada (sujeita à capacidade do espaço).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
II Festival da Cultura, Memória, Leitura e Saberes Ancestrais:
Dia 17 de janeiro de 2026, sábado:
9h - Abertura Institucional-Religiosa e acolhimento do público.
9h30 - Palestra com Cris Truka
10h30 - Sarau poético com Marina Lima
11h - Contação de histórias para crianças com Vall Santos
12h - Almoço
14h - Oficina de Afrofuturismo, escrita e imaginação com Tom Correia
17h - Oficina literária “ Varal da literatura”
19h - Encerramento com Fogueira de Xangô
Dia 18 de janeiro de 2026, domingo:
9h30h - Roda de conversa sobre Saberes Locais, com Dinho Vaqueiro
10h30 - Performance com Vedeta
11h - Palestra de encerramento com Iago Gomes
12h - Almoço
14h - Roda de Samba com os Feras do Samba.
Canal oficial do Templo e Ponto de Memória:
www.instagram.com/orixaexufsa/
Canais oficiais Vall Santos:
Instagram:
www.instagram.com/vallsantosoficial
Spotify:
YouTube: