Programa “Agora Tem Especialistas” e novos equipamentos foram temas de reunião com Ministério da Saúde


A Secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou, nesta quarta-feira, dia 28, uma reunião no gabinete do prefeito Luiz Furlani para tratar da adesão da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa ao programa do governo federal “Agora Tem Especialistas”, além de discutir novos investimentos estratégicos para fortalecer a rede de saúde do município. A iniciativa representa um avanço importante na ampliação do atendimento especializado e na redução das filas de consultas e cirurgias, beneficiando a população de Barra Mansa e de toda a região do Médio Paraíba.
Além do prefeito Luiz Furlani, participaram do encontro o secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes; equipes técnicas da Secretaria de Saúde; o diretor do Departamento para Expansão das Estratégias de Qualificação da Atenção Especializada da SAES/Ministério da Saúde, Dr. Rodrigo Oliveira; o secretário executivo do Cismepa – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba, Rodrigo Lages; o diretor executivo da Santa Casa, Fernando Moreira; além de outros representantes da instituição hospitalar.
Instituído em 2025, o programa “Agora Tem Especialistas – Fazenda” possibilita que hospitais privados, com ou sem fins lucrativos, quitem dívidas tributárias federais e débitos inscritos em dívida ativa da União por meio da prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). A medida, regulamentada pela Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 11/2025, permite a compensação de créditos financeiros e visa reduzir a fila de consultas e cirurgias especializadas em todo o país.
O diretor do Ministério da Saúde, Dr. Rodrigo Oliveira, destacou a satisfação em retornar a Barra Mansa. “Estive aqui em agosto do ano passado apresentando o programa aos municípios que integram o Cismepa e agora voltamos para colocar o programa em funcionamento na prática, já organizando a adesão a mais um componente”, afirmou.
Segundo Rodrigo, tanto o município quanto a Santa Casa já participam de outros eixos do programa e, neste momento, avançam na adesão ao componente de crédito financeiro, que permitirá à instituição hospitalar quitar impostos federais por meio do atendimento à população. “Ainda temos alguns procedimentos formais para concluir, mas saio daqui confiante de que vamos ampliar o atendimento à população de Barra Mansa, da região e do estado do Rio de Janeiro – completou.
Durante a reunião, o prefeito Luiz Furlani parabenizou o governo federal, por meio do Ministério da Saúde e do ministro Alexandre Padilha, pela criação do programa. De acordo com ele, a iniciativa será fundamental para enfrentar a demanda reprimida por atendimentos especializados. “Esse programa vai alcançar a fila represada, que tanto lutamos para diminuir. Será um grande somatório de forças. Estamos finalizando mais um trâmite administrativo para dar início à efetivação dos serviços que serão realizados pela Santa Casa”, destacou.
Outro ponto de destaque da reunião foi o investimento na área de oncologia, com a confirmação da chegada de um novo acelerador linear para a Santa Casa de Barra Mansa. O equipamento, considerado padrão ouro da radioterapia moderna, é utilizado no tratamento do câncer por meio da emissão de raios X ou elétrons de alta energia, com alta precisão, atingindo o tumor e preservando os tecidos saudáveis.
Rodrigo Oliveira explicou que o acelerador linear é essencial no tratamento oncológico. “Junto com a quimioterapia e a cirurgia, a radioterapia completa o tratamento do câncer e é decisiva para muitos pacientes. O governo federal está promovendo uma ampla renovação tecnológica dentro do programa Agora Tem Especialistas, com a aquisição de 126 aceleradores lineares para hospitais de referência em todo o país”, explicou.
Ele acrescentou que a Santa Casa de Barra Mansa teve seu projeto aprovado em edital do PERSUS, programa do Ministério da Saúde voltado à ampliação e renovação desses equipamentos. “Já estamos na fase de licitação, e em breve a Santa Casa contará com um acelerador linear novo e moderno, ampliando a capacidade de atendimento e beneficiando diretamente a população da região”, afirmou.
Ainda segundo o diretor do Ministério, a Santa Casa de Barra Mansa ocupa papel estratégico na rede de saúde regional e estadual, sendo uma unidade de referência em atendimentos de alta complexidade e atendendo não apenas os municípios do Médio Paraíba, mas também cidades de outras regiões do estado do Rio de Janeiro. “Basta olhar os dados. A Santa Casa de Barra Mansa é fundamental pela qualidade do atendimento, pelo volume de procedimentos realizados e pela capacidade de expansão. Por isso, ela é um eixo central para que o programa Agora Tem Especialistas consiga ampliar e qualificar o atendimento ao povo brasileiro aqui no estado do Rio de Janeiro”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, ressaltou a importância da adesão ao programa e do novo equipamento. “Estamos falando de mais acesso, mais agilidade e mais qualidade no atendimento à população. A adesão ao agora Tem Especialistas fortalece a Santa Casa e contribui diretamente para a redução das filas. Com relação à chegada do acelerador linear, isso representa um avanço histórico para o tratamento do câncer em Barra Mansa e região”, afirmou.
Encerrando o encontro, o prefeito Luiz Furlani destacou que os investimentos representam ganhos diretos para a população. “Quem ganha é o povo, ganha a saúde de Barra Mansa e de todo o Sul Fluminense. Estamos ansiosos para que os serviços comecem o quanto antes, para que o cidadão que aguarda por uma consulta ou cirurgia seja atendido o mais rápido possível. Barra Mansa é referência para quase 30 municípios, e esses avanços fortalecem ainda mais esse papel”, concluiu.