A Autopass, maior empresa de bilhetagem eletrônica do Brasil, agora é, também, a 4ª maior companhia de bilhetagem do mundo, consolidando sua relevância no ecossistema global de mobilidade urbana. Presente em 53 municípios e nas principais regiões metropolitanas do país, a empresa realiza diariamente mais de 4,5 milhões de transações em transporte público, conectando trilhos, ônibus e diferentes modais com segurança e eficiência.
Segundo Bruno Berezin, CEO da Autopass, o reconhecimento global reforça a responsabilidade da empresa de ampliar seu impacto no Brasil. “Assumir como CEO neste momento significa traduzir essa relevância em resultados práticos para o país. Nosso compromisso é fortalecer o transporte público por meio de tecnologia, gestão eficiente e experiência do passageiro – cuidando do básico com excelência e, ao mesmo tempo, avançando em inovação, escuta ativa do cliente e parcerias estratégicas”, afirma.
Rio de Janeiro: referência global em ABT Um dos marcos mais recentes da companhia é a implementação do Jaé, sistema de bilhetagem do Rio de Janeiro baseado no conceito de Account Based Ticketing (ABT), tecnologia considerada a mais inovadora do setor. Diferente dos modelos tradicionais, o saldo não fica armazenado no cartão físico, mas em uma conta digital acessada via aplicativo.
O impacto da solução já é expressivo: ● 2,8 milhões de transações diárias, representando 85% das passagens do transporte urbano da cidade; ● 55% da população carioca cadastrada, com 4 milhões de downloads do app e 3,3 milhões de cartões emitidos; ● 29% das viagens realizadas via QR Code, com quase 1 milhão de usuários por dia; ● Quase 10 mil validadores instalados em ônibus, vans, BRT, VLT e metrô. “O Jaé mostra como a bilhetagem pode ser ao mesmo tempo simples para o usuário e estratégica para o sistema. O Rio tem se tornado uma referência mundial em ABT, tanto pela escala quanto pela complexidade da integração entre todos os modais, em tempo real”, complementa Leonardo Ceragioli, Presidente do Jaé.
Tecnologia e inteligência de dados A Autopass tem investido fortemente em inovação para ampliar o acesso e eliminar barreiras no transporte público. Hoje, os passageiros podem pagar suas viagens por PIX, QR Code, cartões bancários, WhatsApp e carteiras digitais como Google Wallet, além de cartões tradicionais. Na retaguarda, a empresa opera o Command Center, que monitora mais de 300 mil indicadores em tempo real, antecipando falhas e garantindo mais previsibilidade à operação. Além disso, é responsável por R$1,5 bilhão anuais em vendas de vale-transporte, fornecendo ferramentas de inteligência de dados que apoiam gestores públicos e operadores de transporte no planejamento de rotas, horários e investimentos.
Próximos passos Com presença consolidada nas principais regiões metropolitanas do país, a Autopass se prepara para expandir também para a região Norte, fortalecendo sua estratégia nacional de oferecer sistemas integrados, digitais e centrados no cidadão.
“Nosso papel é tornar o transporte coletivo mais acessível, previsível e eficiente, sempre adaptando nossas operações às características e necessidades de cada cidade em que atuamos”, conclui o CEO da Autopass. Sobre a Autopass A Autopass é uma empresa brasileira entre as maiores da América Latina em soluções de mobilidade e bilhetagem eletrônica. Com mais de 15 anos de atuação, tem como missão revolucionar e facilitar a experiência dos passageiros de diversas regiões do país. Pioneira na implementação de sistemas com cartões inteligentes, bilhetes digitais QR Code e um aplicativo próprio, a Autopass expandiu sua atuação para incluir serviços financeiros, benefícios em saúde e um programa de recompensas que beneficiam diretamente seus clientes para além do transporte público. |