Solenidade marca a reinauguração do Palácio Gustavo Capanema e a retomada da maior honraria pública do setor cultural brasileiro
A solenidade marcará também a reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, símbolo da arquitetura modernista, fechado há 10 anos. As obras de reforma, iniciadas em fevereiro de 2019, receberam investimento de R$ 84,3 milhões e foram conduzidas pelo Iphan, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
No evento, o presidente Lula e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, irão agraciar 111 personalidades brasileiras e 14 instituições que contribuem para o desenvolvimento da cultura e impulsionam a diversidade cultural do país. Os homenageados serão reconhecidos em três diferentes graus: Grã-Cruz, para as maiores distinções; Comendador, para contribuições de destaque; e Cavaleiro, para contribuições relevantes em suas áreas.
CREDENCIAMENTO - Os profissionais de veículos de imprensa interessados em acompanhar o evento deverão solicitar o credenciamento no sistema da Presidência da República no link abaixo, até as 11h do dia 20/5. Em caso de aprovação, deverão retirar as credenciais no local do evento, das 15h às 16h.
⚠ Atenção: por limitações de espaço, apenas profissionais de imagem terão acesso ao local da cerimônia. Os profissionais de texto acompanharão a solenidade em sala anexa, por meio de transmissão ao vivo.
SERVIÇO:
Cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural 2025
Horário: 17h
Local: Edifício Gustavo Capanema – Rua da Imprensa, 16 - Centro, Rio de Janeiro. O acesso de imprensa é pelo Portão P2.