Be.Bo Arquitetura realizou o projeto arquitetônico, que foi executado pela DW Engenharia e Flavio Novello
Parobé (RS), abril de 2025: A cidade de Parobé, no Rio Grande do Sul, berço da maior rede de calçados infantis do Brasil, agora é palco de um novo conceito de varejo voltado à infância e à convivência familiar. A recém-inaugurada Bibiland, idealizada pela Calçados Bibi, apresenta um espaço inovador que alia arquitetura criativa, interatividade e propósito emocional. O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório Be.Bo Arquitetura, com execução realizada pela DW Engenharia e Flavio Novello.
Instalada em frente à fábrica da marca, a Bibiland extrapola os limites de uma loja convencional. Sua arquitetura ousada e simbólica foi inspirada em uma caixa de calçado da própria Bibi, com cores e elementos visuais que remetem diretamente à identidade presente nas mais de 130 unidades da marca espalhadas pelo país. O resultado é uma obra marcante, que conversa com o universo lúdico da infância e se destaca pela sua originalidade e funcionalidade.
|
Um espaço pensado para as crianças e suas memórias
Com foco na experiência sensorial e emocional das famílias, o projeto nasce do propósito da Bibi de “fazer o bem para gerar boas lembranças”. Segundo Camila Kohlrausch, diretora de Marketing e Varejo da marca, cada elemento da loja foi pensado para estimular vínculos autênticos entre pais e filhos. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente que vai além da compra de calçados. Cada detalhe da Bibiland foi cuidadosamente planejado para contar a história da nossa marca, criar conexões autênticas e tornar a experiência memorável para toda a família”, destaca.
|
A ambientação é rica em elementos que instigam a imaginação e o movimento. Um escorregador interno serpenteia por dentro da loja, enquanto um balão instagramável, uma piscina de bolinha e um brinquedão de escalada oferecem estímulos físicos e sensoriais às crianças. O espaço de personalização inspirado em um carrinho de pipoca convida os pequenos à criação, enquanto os pais podem relaxar no aconchegante café da rede Café Cultura, estrategicamente integrado ao ambiente.
Design, execução e parcerias estratégicas
Além do projeto arquitetônico inovador, a execução do espaço contou com uma rede de profissionais e empresas parceiras que foram fundamentais para dar vida à Bibiland. A ambientação, mobiliário e visual merchandising foram desenvolvidos por nomes como Invento Casa Criativa, SBMov, Bob Signs Comunicação Visual, Dentro Visual Merchandising e Fitz Roy Entretenimento. O projeto também recebeu suporte técnico e criativo de empresas especializadas como ED Climatização, Lam Gesso, Killing Tintas, Portobello S/A e Skala Vidros, que contribuíram para a finalização do ambiente com alto padrão de acabamento, conforto térmico e estética contemporânea.
Um marco no varejo infantil
Mais do que uma loja, a Bibiland representa um modelo de experiência imersiva e afetiva. A proposta da marca é transformar o espaço em um verdadeiro destino familiar, onde o consumo é apenas parte de uma jornada mais ampla de descobertas, afeto e conexão. “Este espaço representa o futuro do varejo infantil, em que a experiência vai além do produto, fortalecendo laços, despertando sorrisos e transformando o presente em boas lembranças. Cada detalhe foi pensado para permitir que as crianças sejam crianças e criar conexões genuínas entre pais e filhos”, resume Camila.
Ficha Técnica
Projeto Arquitetônico: Be.Bo Arquitetura
Execução: DW Engenharia e Flavio Novello
Mobiliário, Visual Merchandisign e Brinquedos: Invento Casa Criativa, SBMov, Bob Signs Comunicação Visual, Dentro Visual Merchandising e Fitz Roy Entretenimento
Parceiros: ED Climatização, Lam Gesso, Killing Tintas, Portobello S/A e Skala Vidros
Sobre a Calçados Bibi
Promover o desenvolvimento natural e saudável para o público de 0 a 9 anos é uma das premissas básicas da Calçados Bibi. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com o propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, visa o incentivo às práticas sustentáveis, o estímulo ao desenvolvimento saudável das gerações futuras, e o cumprimento das suas responsabilidades sociais para a construção de um mundo melhor. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas. A empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico, Cultural e Social.