Turismo religioso entre os municípios foi o tema principal da reunião no gabinete do prefeito Furlani, nesta terça-feira (29)

 
Com o objetivo de promover o Turismo Religioso, aliado à cultura e às tradições da região, especialmente nos distritos de Amparo e Floriano, em Barra Mansa, e na cidade de Quatis, os últimos planejamentos da Rota da Fé  foi tema de encontro na tarde desta terça-feira (29), entre representantes das duas cidades e da Cúria Diocesana. A iniciativa é elaborada pela coordenadoria de Turismo e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa. O Sebrae também promove a ação, visando identificar as potencialidades e melhorar a experiência turística para os visitantes.
O encontro contou com a presença do chefe do Executivo de Quatis, Aluísio d’Elias; dos padres Paulo Sérgio e Ronaldo Santos; de representantes do Sebrae; do presidente da Fundação Cultura, Alexandre Caneda; da coordenadora de Turismo e Artesanato de Barra Mansa, Bhella Santos; dos secretários municipais Cesar Carvalho (Desenvolvimento Econômico) e Mário Jorge (Juventude, Esporte e Lazer); entre outras lideranças.
Bhella Santos disse que a Rota da Fé é um divisor de águas para os municípios e que o projeto foi muito esperado pelas cidades. “Estamos unindo forças com o Sebrae para impulsionar o Turismo Religioso, que primeiro tem que ser para o morador; para os que estão nas localidades. Se for bom para eles, será positivo para quem percorrer a rota.  Teremos capacitações para os empreendedores e garantir o apoio às comunidades locais para o sucesso dessa iniciativa. Esperamos um incremento no turismo e também um resgate das tradições religiosas ”, falou a gerente de Turismo de Barra Mansa.
O prefeito Luiz Furlani destacou que cabe ao poder público dar a estrutura necessária. “Estamos aqui para viabilizar a estrutura para que as localidades se desenvolvam, para que o turismo aconteça, para que os artesãos e produtores estejam capacitados e que possamos oferecer uma experiência plena aos nossos futuros visitantes – destacou o prefeito Furlani.
Aluísio d’Elias enfatizou o papel do governo municipal. “O suporte é muito mais eficiente para os microempreendedores envolvidos neste projeto (cerca de 20), com estrada e estrutura, por exemplo, pois os empreendedores como promotores das ações geram um sentimento de pertencimento muito mais forte”, ressaltou o prefeito de Quatis.
Padre Paulo Sérgio, que é o coordenador geral Diocesano de Pastoral, destacou as capacitações programadas para preparar os envolvidos no projeto.
 - Temos, inclusive, uma comissão de bens culturais com oficinas programadas para os funcionários das igrejas históricas. O objetivo é capacitá-los para desenvolver esse turismo religioso. Então, penso que a conjuntura é favorável e a gente se alegra com esse projeto e parceria com as prefeituras”, destacou.

Pré-lançamentos e lançamento

O pré-lançamento do Projeto Rota da Fé está previsto para acontecer no dia 15 de agosto deste ano, em Barra Mansa – na Festa de Nossa Senhora de Amparo. Em Quatis, a previsão é que ocorra em 7 de outubro, na Festa de Nossa Senhora do Rosário.
Já o lançamento oficial deve acontecer no dia 11 de outubro, no Santuário Diocesano Coração Eucarístico de Jesus, no distrito Floriano, em Barra Mansa.